Fátima - Milagre ou construção?
de Patrícia Carvalho
Grátis
Recursos
Recursos

Sobre o livro
Sobre
o LivroEm 1917, no dia 13 de maio, três crianças anunciaram ter visto Nossa Senhora nos campos agrestes de Fátima. O caso, que acontece tendo a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo e em pleno conflito entre a recém-instaurada República e a Igreja, atingiu proporções inimagináveis. Será coincidência que a Igreja tenha tardado a abrir uma investigação ao caso e que, mesmo antes de o fazer, tenha começado a adquirir terrenos e a projetar para o local um grande santuário? Com duas das crianças mortas precocemente e a terceira encerrada num convento, a mensagem inicial da "Senhora" é alterada e o relato das "aparições" sofre adaptações. Apesar de tudo isto, o fenómeno cresceu, acarinhado e impulsionado pelo Estado Novo de António de Oliveira Salazar, e suportado pela fé de milhões de crentes nas aparições da Cova da Iria.
Cem anos depois, Fátima continua controversa. Esta obra, que parte de investigação baseada nos mais variados documentos da época e que recupera hipóteses nunca comprovadas pelos jornais da República que à data gritavam "farsa", levará o leitor a colocar uma incómoda pergunta: "Estarão os crentes a alimentar uma mentira cuidadosamente planeada?".
António Araújo, Público
Miguel Carvalho, Visão
Comentários
Opinião
dos leitoresDetalhes do produto
Detalhes
do ProdutoLivros em Português > História > História em Geral
Livros em Português > Religião e Moral > Catolicismo
É um livro que quando lhe peguei, não consegui deixar de ler. Gostei da abordagem do tema.
Fantástico trabalho jornalístico, recomendo.
Interessante e é um livro que trouxe outra luz ao tema controverso. Aborda o conteto historico e social da época com facto relevantes de leitura. Boa investigação.
Não sendo um tema de fácil discussão, a autora relata apenas os factos e documentos escritos, datados da altura das supostas aparições. Não fazendo considerações pessoais acerca do assunto, dá ao leitor a possibilidade de construir a sua própria tese acerca de um dos fenómenos mais relevantes ocorridos no nosso país. Recomendo ( a católicos crentes em Fátima, ou não ! ).
Uma investigação meticulosa que nos esclarece de tudo o que aconteceu na época!!!! Recomendo!!
Autora apresenta fatos e tenta abster-se de formular conclusões ou fazer comentários pessoais sobre os mesmos, deixando que seja o leitor a tirar as suas conclusões. Apresenta alguns dados relevantes sobre a época das pretensas aparições até aqui desconhecidos (para mim), valorizando ainda mais a obra. Neste tipo de documentários fica sempre a dúvida se não há seleção dos fatos apresentados e/ou se as fontes são todas credíveis (e também imparciais), mas a irrefutabilidade de muitos fatos conhecidos e a forma como os demais são apresentados, e citadas as respetivas fontes, indiciam credibilidade da obra.
Partindo de um facto, são nos apresentados os prós e os contras, dando ao leitor a possibilidade de pensar e tirar as suas próprias conclusões, pois a ele cabe, se assim o desejar, fazer o seu julgamento, crer ou não, consoante as suas convicções.
Este livro, em meu entender, está muito bem elaborado em termos histórico-cronológico, bem documentado e, por outro lado, não pretende tomar partido, deliberadamente, sobre a questão de Fátima, ou seja, prefere que cada leitor o faça, a final, por si, até porque em matéria de fé cada um "toma" a que quer. Muito bom trabalho.