10% de desconto

Fátima - Milagre ou construção?

de Patrícia Carvalho

Livro eBook
editor: Ideias de Ler, janeiro de 2017
Em 1917, no dia 13 de maio, três crianças anunciaram ter visto Nossa Senhora nos campos agrestes de Fátima. O caso, que acontece tendo a Primeira Guerra Mundial como pano de fundo e em pleno conflito entre a recém-instaurada República e a Igreja, atingiu proporções inimagináveis. Será coincidência que a Igreja tenha tardado a abrir uma investigação ao caso e que, mesmo antes de o fazer, tenha começado a adquirir terrenos e a projetar para o local um grande santuário? Com duas das crianças mortas precocemente e a terceira encerrada num convento, a mensagem inicial da "Senhora" é alterada e o relato das "aparições" sofre adaptações. Apesar de tudo isto, o fenómeno cresceu, acarinhado e impulsionado pelo Estado Novo de António de Oliveira Salazar, e suportado pela fé de milhões de crentes nas aparições da Cova da Iria.

Cem anos depois, Fátima continua controversa. Esta obra, que parte de investigação baseada nos mais variados documentos da época e que recupera hipóteses nunca comprovadas pelos jornais da República que à data gritavam "farsa", levará o leitor a colocar uma incómoda pergunta: "Estarão os crentes a alimentar uma mentira cuidadosamente planeada?".

“É obra que corresponde, de forma exemplar, a um novo tipo de abordagem, a qual pretende romper com o “choque de ortodoxias” que durante várias décadas marcou as diversas aproximações aos intrigantes sucessos da Cova da Iria (…)”

António Araújo, Público

“É talvez um dos grandes livros deste ano e é jornalismo puro.”

Miguel Carvalho, Visão

Fátima - Milagre ou construção?

de Patrícia Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-740-036-0
Editor: Ideias de Ler
Data de Lançamento: janeiro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia Livros em Português > História > História em Geral Livros em Português > Religião e Moral > Catolicismo
EAN: 978989740036011
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e E

Uma leitura necessária

Ana Matos

Uma leitura em nada pesada e aborrecida, muito pelo contrário, uma investigação que desperta a curiosidade e o nosso lado crítico perante o material apresentado. A resposta à pergunta fica a nosso cargo após a leitura e dá vontade de investigar ainda mais, em especial alguns autores referidos no final.

e e e e e

Interessante

Carlos Pereira

Sem dúvida, que após ler o livro, nada mais continua igual. Bastantes dúvidas se levantam. Adorei.

e e e e e

Fátima - Milagre ou construção?

Carlos Santos

É um livro que quando lhe peguei, não consegui deixar de ler. Gostei da abordagem do tema.

e e e e e

Fátima - Milagre ou Construção

Carlos Oliveira

Fantástico trabalho jornalístico, recomendo.

e e e e E

Tema controverso.

Eduardo Morais

Interessante e é um livro que trouxe outra luz ao tema controverso. Aborda o conteto historico e social da época com facto relevantes de leitura. Boa investigação.

e e e E E

Fátima - Milagre ou construção?

susana maia

Não sendo um tema de fácil discussão, a autora relata apenas os factos e documentos escritos, datados da altura das supostas aparições. Não fazendo considerações pessoais acerca do assunto, dá ao leitor a possibilidade de construir a sua própria tese acerca de um dos fenómenos mais relevantes ocorridos no nosso país. Recomendo ( a católicos crentes em Fátima, ou não ! ).

e e e e E

Esclarecedor

Cláudia

Uma investigação meticulosa que nos esclarece de tudo o que aconteceu na época!!!! Recomendo!!

e e e e e

Apresentação muito bem estruturada de acontecimentos relevantes à volta das aparições

Antonio Silva

Autora apresenta fatos e tenta abster-se de formular conclusões ou fazer comentários pessoais sobre os mesmos, deixando que seja o leitor a tirar as suas conclusões. Apresenta alguns dados relevantes sobre a época das pretensas aparições até aqui desconhecidos (para mim), valorizando ainda mais a obra. Neste tipo de documentários fica sempre a dúvida se não há seleção dos fatos apresentados e/ou se as fontes são todas credíveis (e também imparciais), mas a irrefutabilidade de muitos fatos conhecidos e a forma como os demais são apresentados, e citadas as respetivas fontes, indiciam credibilidade da obra.

e e e e E

História, rigor e realidade

Ana Lúcia Loureiro

Partindo de um facto, são nos apresentados os prós e os contras, dando ao leitor a possibilidade de pensar e tirar as suas próprias conclusões, pois a ele cabe, se assim o desejar, fazer o seu julgamento, crer ou não, consoante as suas convicções.

e e e e e

Jornalismo e história de qualidade!

António Quintas

Este livro, em meu entender, está muito bem elaborado em termos histórico-cronológico, bem documentado e, por outro lado, não pretende tomar partido, deliberadamente, sobre a questão de Fátima, ou seja, prefere que cada leitor o faça, a final, por si, até porque em matéria de fé cada um "toma" a que quer. Muito bom trabalho.

Patrícia Carvalho

Patrícia Carvalho nasceu no Porto em 1975. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa e foi como estagiária do Jornal de Letras que entrou no jornalismo. No final do estágio quis regressar a casa e desde então trabalhou em vários jornais e revistas como O Comércio do Porto , A Grande reportagem ou a Sábado. Desde 2008 trabalha no jornal Público.

Depois de Portugueses nos Campos de Concentração Nazis (Vogais), regressa agora com um novo título nascido de uma profunda investigação – atividade que a apaixona verdadeiramente.

(ver mais)
Fátima

Fátima

10%
Porto Editora
15,50€ 10% CARTÃO
portes grátis