10% de desconto

Fátima Kitsch, Outra Estética

de Ondina Pires

editor: Fronteira do Caos, maio de 2017
Neste livro empreende-se uma viagem pelo imaginário iconográfico kitsch associado ao poliédrico fenómeno religioso de Fátima.

Os diversos tipos de imagens apresentadas neste livro expressam a possibilidade de produzir um outro olhar sobre o fenómeno religioso e místico de Fátima (Cova da Iria, Portugal) - a abordagem estética do kitsch religioso.

O peregrino, ou o simples visitante, que vá a Fátima depara-se com centenas de lojas e tendas repletas de lembranças, quinquilharia e postais de cores berrantes e atrativas. a maioria dos turistas é atraída pelas imagens coloridas e naïves de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e dos três Pastorinhos feitas de materiais tão variados como o plástico, cortiça, o celuloide, a marfinite, o gesso, metal, com conchas ou sem elas, com raminhos e flores, numa total liberdade criativa que, por vezes, nos faz sorrir devido à sua criatividade ingénua.

Os termos ingenuidade e candura estarão, doravante, ligados à estética ou sensibilidade kitsch, assim como à religiosidade popular, tão importante em Portugal.

Fátima Kitsch, Outra Estética

de Ondina Pires

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898647863
Editor: Fronteira do Caos
Data de Lançamento: maio de 2017
Idioma: Português, Inglês
Dimensões: 159 x 232 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 256
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Inglês > Religião e Moral > Catolicismo Livros em Português > Religião e Moral > Catolicismo
EAN: 9789898647863
Ondina Pires

Nascida numa madrugada tempestuosa, a 9 de Novembro, no centro de Lisboa, a pequenina Ondina Pires depressa mostrou a sua estirpe "escrevinhadora" ao embelezar as paredes da casa materna com rabiscos esotéricos. Mais tarde, na primeira classe, deu brado ao encher os cadernos de borrões de tinta azul marca Cisne, o que lhe valeu umas valentes chineladas - estava escrito no céu que ela não ficaria por aqui...
Quando adolescente, gostava de ler tudo o que lhe aparecia à frente dos olhos, o que resultou numa galopante miopia e numa fome devoradora de referências. Começou então a escrever contos de humor negro. Enquanto oscilava entre as artes plásticas, a música e as letras fazia sondagens de porta em porta a fim de ganhar dinheiro para ir ao cinema - completamente apaixonada pela 7ª arte!
Enveredou pela Universidade Clássica de Letras de Lisboa porque a secretaria de Belas-Artes estava fechada naquela sufocante manhã lisboeta. Depois tirou as licenciaturas, trabalhou que nem uma condenada, esteve envolvida em projectos musicais, escreveu para a revista Umbigo, publicou uma estória/BD na Crica Ilustrada conheceu cicrano e beltrano, pintou a manta, fez o mestrado em Estudos Americanos e, por fim, vendo que já não conseguia "crescer" mais em Portugal, partiu para o degredo londrino.
Aqui, nesta cidade gigantesca, dura e pragmática, a Ondina desbrava caminhos eriçados de espinhos mas também de prometedoras luzes ao fundo do túnel. Ensina a língua de Camões aos nativos do Reino Unido e outros quejandos, prepara o lançamento das suas jóias, enriquece os seus conhecimentos de motocicletas vintage e escreve com afinco as Crónicas de Londres. O seu livro Scorpio Rising : Trangressão Juvenil, Anjos do Inferno e Cinema de Vanguarda publicado pela Chili Com Carne foi escrito com muito pundonor e carinho, e sem dúvida alguma que será a revelação literária do século XXI.
Foi assim que a conheci sempre - uma autêntica operária intelectual e amiga da boa cozinha portuguesa. Um grande bem haja! [texto assinado pelo Grilo Falante]

(ver mais)
Victor Gomes - Biografia Autorizada

Victor Gomes - Biografia Autorizada

10%
Groovie Records
19,95€ 10% CARTÃO
portes grátis