10% de desconto

Fábrica de Mentiras

Viagem ao mundo das fake news

de Paulo Pena

Livro eBook
editor: Objectiva, outubro de 2019
Uma reflexão importante sobre o jornalismo e a sua função mediadora na sociedade, contra a manipulação, o ódio e a mentira.
VENDA O SEU LIVRO i
«A desinformação é um processo, uma sequência de actos concebidos por alguém com o objectivo de manipular as convicções do maior número possível de pessoas.»

Um pouco por todo o mundo, as infames fake news têm-se revelado um verdadeiro entrave à democracia e uma incubadora de ódio social. Seja no Brexit, na eleição de Trump ou de Jair Bolsonaro, o efeito da desinformação e das mentiras propagadas como se notícias fossem pode ter sido determinante para decidir o voto de muitos eleitores.

Em Portugal, onde 63% das pessoas afirmam receber as notícias que as mantêm informadas através das redes sociais, mentiras meticulosamente plantadas no mural certo, à hora certa podem fazer a diferença num momento decisivo. Mas como chegámos aqui? Quem fabrica estas «notícias» e por que o faz?

Numa investigação de fôlego em coordenação com organismos internacionais, o premiado jornalista Paulo Pena lança-se numa viagem aos bastidores das fake news, nacionais e internacionais, para nos mostrar que a era da desinformação chegou e que está nas nossas mãos combatê-la.

Fábrica de Mentiras

Viagem ao mundo das fake news

de Paulo Pena

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896658878
Editor: Objectiva
Data de Lançamento: outubro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 232 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789896658878
e e e e e

Fantástico trabalho

Nelson Arraiolos

Mais um excelente trabalho de investigação de Paulo Pena, que nos ajuda a perceber e a melhor idenficar as fake news, e toda a desinformação a elas atríbuida. Ajuda-nos ainda a estar mais atentos, ao que vemos e lemos nas redes sociais, e ainda ater um maior cuidado no pesquisamos sobrtudo no Google. Esta investigação de Paulo Pena é um trabalho sem igual em Portugal e sem precedentes, peca por escasso apenas devia ser mais incisivo e o livro ainda mais completo do que é, assim se espera que Paulo Pena nos brinde com uma segunda parte deste trabalho e desta investigação criteriosa e rigorosa, como o bom jornalismo sabe fazer. Houvessem mais jornalistas como Paulo Pena e possivelmente a investigação jornalistica e o jornalismo em Portugal estivessem melhor.

e e e e e

Serviço público

Andrea Peniche

Este livro, escrito por um jornalista que integra o Investigate Europe, o primeiro grupo europeu permanente de jornalistas de investigação, resgata e sublinha a importância do jornalismo na defesa da democracia. Paulo Pena faz um trabalho precioso, retratando não apenas a indústria da desinformação mas revelando o negócio da mentira. A desinformação não é uma opinião mal fundamentada, é antes uma sequência de ações concebidas com o objetivo deliberado de manipular as convicções do maior número de pessoas possível. Um livro que nos obriga a pensar e a fazer escolhas.

Paulo Pena

Natural de Lisboa, onde nasceu em 1975, é jornalista na revista Visão. Foi distinguido com o Prémio Gazeta - Revelação em jornalismo e com o Prémio Jornalismo Económico com o artigo «Os nossos empregos vão mudar».

(ver mais)
Viral

Viral

10%
Desassossego
16,60€ 10% CARTÃO
portes grátis
Unfaking News

Unfaking News

10%
Media XXI
14,00€ 10% CARTÃO