Euro - E se a Alemanha sair primeiro?

de António Goucha Soares

Livro eBook
editor: Temas e Debates
A construção europeia terá sido uma das maiores realizações do período subsequente à Segunda Guerra Mundial. Analisada a nível interno, a construção europeia é um processo cravejado de espinhos. Todavia, prevalecia a ideia que o desafio de um cenário ininterrupto de crises fortaleceria o espírito da nova Europa em formação. Se a União Europeia se alimentava de crises, existiu uma crise que terá causado danos profundos no projeto europeu. Nunca como na crise do euro a resiliência da ideia europeia terá sido testada, nem os fundamentos da integração terão sido questionados de forma tão clara. Este livro versa sobre o lado menos revelado da crise do euro, procurando seguir as lutas de poder travadas no quadro da União Europeia a propósito dos problemas da moeda única. Não sendo um trabalho centrado sobre os fundamentos técnicos da crise, pretende analisar as alterações causadas nos equilíbrios de poder no seio da União Europeia, entre os Estados-membros, e no âmbito das instituições europeias: apurar quem ganhou, e quem perdeu. Analisa ainda a possibilidade de que a Alemanha possa fazer uma avaliação da sua relação com a moeda única, optando por regressar ao controlo nacional da política monetária, e recuperando o poder de emitir a sua própria moeda.

Euro - E se a Alemanha sair primeiro?

de António Goucha Soares

ISBN: 9789896444013
Editor: Temas e Debates
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 233 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 248
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789896444013
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e E

Vamos (re)pensar o Euro?

Gonçalo Belchior

E se a Alemanha "saísse" primeiro?? Está à vista de qualquer economista que não existem soluções micro para problemas macro. Sabendo que todas as políticas públicas internacionais, geram vencedores e perdedores em larga escala....Vale a pena (re)pensar o projeto da união monetária e, eventualmente, ter o atrevimento de alterar o "status quo".

António Goucha Soares

António Goucha Soares (Lisboa, 1962) é doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença, grau obtido após os seus estudos na Faculdade de Direito de Lisboa e no Colégio da Europa, em Bruges. É professor no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, sendo titular de uma cátedra Jean Monnet. Foi professor visitante na Universidade de Brown, em Providence, nos Estados Unidos. É autor de algumas dezenas de títulos académicos, versando sobre as áreas do direito comunitário, integração europeia, política de concorrência e instituições internacionais.

(ver mais)
Edições 70
7,90€ 10% CARTÃO
Casa das Letras
18,90€ 10% CARTÃO
portes grátis