Estratégia Empresarial Livro
Conceitos, Processos e Instrumentos
de Carlos Cândido
Sobre
o LivroOs motivos que me conduziram à elaboração deste livro são diversos. Em primeiro lugar, o reduzido número de manuais existentes em língua portuguesa dedicados à estratégia empresarial. Em segundo lugar, a ausência de consenso sobre o conceito de estratégia empresarial, sobre o seu conteúdo, sobre o processo de elaboração da estratégia, sobre a própria utilidade da estratégia empresarial e a necessidade de, se possível, encontrar definições mais consensuais. Por último, a curiosidade e o interesse que despertam estes temas tão controversos.
Um dos motivos referidos é a inexistência de acordo acerca da utilidade da estratégia empresarial. É verdade, de facto, que alguns autores duvidam da sua utilidade. Nesse caso, porque razão deveremos nós estudar esta matéria? A resposta irá sendo discutida e formulada nas nossas mentes durante a leitura, todavia, podemos já adiantar algumas razões.
Para que serve a estratégia empresarial? A estratégia é considerada por muitos como um guia para a empresa. Ou como uma orientação geral, predeterminada e duradoura, que norteia a sua atuação e a dos seus membros. Concretamente, a estratégia empresarial consiste no teor de um conjunto de decisões que (1) determina as regras de relacionamento da empresa com o seu meio envolvente e (2) define os produtos e os recursos a criar internamente para garantir o sucesso da empresa nesse meio