10% de desconto

Este Poema e Aquele

de Joaquim Marinho

editor: Mosaico de Palavras, dezembro de 2012
Como combatente da 1ª Grande Guerra, onde foi oficial (tenente) médico em Hospitais de Sangue nas primeiras linhas, foi ferido duas vezes, uma delas em 9 de Abril, na batalha de La Lys. (…)
Foi condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª. Classe, condecoração que só aceitou depois de alguns dos seus "soldadinhos", que considerou serem igualmente merecedores, o fossem também, disse ele numa das várias conversas que tinha com os seus alunos. Além desta condecoração também recebeu a medalha da Vitória.
(…)
O recorte do jornal de 11 de Novembro de 1956 diz-nos que foi um grande orador, um grande republicano, democrata, idealista, logo desde o liceu.
Personalidade tão ilustre nascida nesta cidade do Porto e saída da Universidade portuense para prestigiar a Medicina, a poesia, o país, o ensino e a sociedade portuguesa, bem merece que se relembre, a fim de não se deixar a(s) obra(s) que fez e as em que colaborou para o engrandecimento de instituições nesta invicta cidade e, logo, no seu país.

Este Poema e Aquele

de Joaquim Marinho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898256195
Editor: Mosaico de Palavras
Data de Lançamento: dezembro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 208 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 47
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789898256195
Joaquim Marinho

Licenciado em Economia pela Universidade do Porto, cidade onde nasceu, e residente em Rio Tinto, Joaquim Marinho revelou tendência para as letras ainda nos anos quarenta do século XX, cultivando a poesia, sobretudo sonetos.
Mais recentemente, tem vindo a ser na prosa que pratica o seu vício de escrever, embora, de quando em vez, também a poesia lhe exija a sua presença. Tem ainda colaborado com artigos vários em revistas e jornais de âmbito nacional e regional.
Galardoado com vários prémios e menções honrosas em concursos literários, escreveu duas peças de teatro, é coautor do livro Cinco Enterros do João e autor de No Estribo do Calças Arregaçadas, além de diversas obras de cariz monográfico e ensaístico, nomeadamente sobre Camilo Castelo Branco, tendo ainda contos, crónicas, peças de teatro e poesia incluídos em inúmeras coletâneas.
Foi distinguido pela Junta de Freguesia de Rio Tinto, em 2003, com a Placa de Mérito Cultura - Literatura, "pelos relevantes serviços prestados à Cidade de Rio Tinto".

(ver mais)
Fantasmas e Fantasias

Fantasmas e Fantasias

10%
Chiado Books
10,00€ 10% CARTÃO
O Pássaro das Manhãs

O Pássaro das Manhãs

10%
Chiado Books
8,00€ 10% CARTÃO