Espontaneidade da Razão

de M. S. Lourenço

editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

É conhecida a circunstância de Ludwing Wittgenstein ser o criador de dois sistemas filosóficos diferentes, o primeiro expresso no essencial na sua obra Tractatus Logico-Philosophicus e o segundo em obras diversas como Philosophische Unter suchungen, Bemerkungen uber die Grundlagen der Mathematik e o volume recentemente aparecido sob o título de Zettel. Torna-se assim necessário averiguar se o que se designa pela expressão "o segundo sistema filosófico criado por Wittgenstein" está unitariamente expresso nestas obras. É evidência contra esta suposição o facto de a recepção deste sistema estar dividida, essencialmente entre aqueles intérpretes que concebem o segundo sistema como uma variante do Empirismo e os que encontram nele uma redescoberta da noção Kantiana da espontaneidade dos conceitos.
Em Espontaneidade da Razão oferece-se ao público de língua portuguesa uma visão sinóptica das obras acima mencionadas. Ao fim de tornar mais acessível a percepção simultânea de todo o conjunto de problemas que Wittgenstein se propõe resolver, torna-se necessário criar a ficção da existência de um único argumento cuja conclusão é a refutação do Empirismo. Esse argumento é por sua vez decomposto em três partes, a primeira das quais serve de suporte à segunda e esta à conclusão. Assim, na primeira parte expõem-se os argumentos que são necessários à refutação da Semântica Empirista. Com base nestes argumentos pode proceder-se à refutação da Filosofia empirista da Consciência. A refutação da teoria empirista da inferência segue-se naturalmente da conjunção dos dois resultados.

Espontaneidade da Razão

de M. S. Lourenço

ISBN: 9789722701082
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Páginas: 160
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789722701082
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
M. S. Lourenço

M. S. Lourenço é master of Arts pela Universidade de Oxford e doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Foi leitor nas Universidades de Oxford e da Califórnia e ensinou ainda na Universidade do Estado de Indiana. Entre as suas obras contam-se Teoria Clássica da Dedução, na área da lógica moderna, e Espontaneidade da Razão, na área da filosofia analítica. Presentemente é membro da National Humanities Center e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

(ver mais)
Assírio & Alvim
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Assírio & Alvim
10,00€ 10% CARTÃO