Em Nome da Filha
de Carla Maia de Almeida
Sobre
o Livro
Sinopse
A reportagem Em Nome da Filha - Retratos de Violência na Intimidade é maioritariamente composta por testemunhos de mulheres vítimas de violência doméstica. Entrevistadas em vários pontos do país, acederam a contar as suas histórias sob anonimato, por razões compreensíveis.
A essa urgência de partilha correspondeu a vontade de contribuir para a mesma causa: lutar contra um problema que não é doméstico, mas de toda a sociedade. De todos nós, mulheres e homens.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Em Nome da Filha
ISBN
9789898838896
Editor:
Fundação Francisco Manuel dos Santos
Idioma:
Português
Dimensões:
130 x 198 x 6 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
112
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Retratos da Fundação
Classificação Temática:
Livros em Português
> Literatura
> Memórias e Testemunhos
Uma reportagem com testemunhos de mulheres vítimas de violência doméstica, mas que para além dos relatos de mulheres que sofreram agressões físicas, psicológicas e sexuais, temos opiniões de profissionais e factos numéricos. O que nos ajuda a perceber a realidade da nossa sociedade. Existem mulheres que são agredidas pelo simples facto de serem mulheres, e existe pessoas que convivem com esses agressores e ainda lhes dão razão, porque por mais que a sociedade se tenha desenvolvido, existe ainda pessoas que acham normal o homem exercer poder sobre a mulher. Recomendo este livro e acho que todas as pessoas deviam de o ler, para percebe esta realidade e deixar de pensar que "entre marido e mulher não se mete a colher". Não se enganam pelo número de páginas pois é um livro que dá muitos murros no estômago. Mas temos que perceber que é um problema atual e real, e que se esconde entre quatro paredes, por isso temos que falar e partilhar, para ajudar e incentivar mulheres que passam pelo mesmo, a tomar coragem para mudar essa realidade.
Muito se tem falado em violência doméstica, mas depois desta leitura, tenho uma nova visão sobre o assunto. É a visão na primeira pessoa de quem passou por situações que vão muito além da minha definição de dolorosas. É, com toda a certeza, uma leitura necessária e obrigatória!
Um documento indispensável sobre um tema que merece toda a atenção possível, a violência doméstica, o machismo enraizado na sociedade, o jugo do patriarcado nas entrelinhas. Livros como estes nunca são demais.