Em Busca do Passado
A descodificação do registo arqueológico
Livro 1
de Lewis R. Binford
Sobre
o Livro
Sinopse
Como era a vida dos nossos antepassados primitivos? Como podemos interpretar e decifrar os padrões observados nos vestígios arqueológicos? E por que é que a humanidade efectuou a transição de um modo de vida de caçador-recolector para o de agricultor, e subsequentemente para a vida civilizada, no espaço de apenas alguns milhares de anos?
É com estas questões em mente que o Professor Binford - um dos maiores teóricos do nosso tempo no campo da arqueologia e um dos fundadores da Nova Arqueologia nos EUA - examina o modo como olhamos o passado, fazendo ao mesmo tempo uma reavaliação de todo o percurso da evolução cultural da humanidade, desde o seu início, há milhões de anos, até às primeiras civilizações.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Em Busca do Passado
ISBN
9789721033108
Editor:
Publicações Europa-América
Idioma:
Português
Dimensões:
154 x 226 x 13 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
304
Tipo de Produto:
Livro
Coleção:
Forum da História
Classificação Temática:
Livros em Português
> História
> Arqueologia
Um óptimo livro para um futuro arqueólogo !
A Nova Arqueologia, ou, quando passada a contemporaneidade do termo, Arqueologia Processual, teve em Lewis Binford um dos principais fundadores. Neste livro, criado a partir de várias conferências protagonizadas pelo autor em Inglaterra e noutras latitudes, tem o objectivo de mostrar aos leitores o prisma pelo qual olha Binford a Arqueologia. Além da teoria, tem espaço no livro para abordar problemáticas mais concisas e práticas. É, portanto, uma visão da arqueologia muito particular para Binford, que quer extrapolar essas ideias a toda a disciplina. O livro foi criado não só para arqueólogos, como também para o público em geral que é fascinado pelo passado dos nossos ascendentes, daí a escrita compreensível, e agradável, apesar da terminologia inerente própria a uma área científica Com este livro, onde sumariamente apresenta os trabalhos e reflexões de uma vida, Binford quer não mais que alertar todos os arqueólogos que a metodologia, e o seu avanço, é imprescindível para o avanço da compreensão do passado humano, com inferências mais realistas e sóbrias, é esse o caminho para a Arqueologia Mundial. Hoje, com a proliferação da Arqueologia Pós-Processual e com o enraizamento desta arqueologia pregada por Binford, podemos afirmar que, de facto, a arqueologia no geral deu um passo em frente, mas, continuam muitas questões por responder dentro das próprias metodologias desta ciência como do próprio passado humano.