Elogio da Sede
de José Tolentino Mendonça
Prefácio e mensagem final do Papa Francisco
16,60€
i
10% de desconto em CARTÃO
Em stock
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
Todos os anos, por altura da Quaresma, o Papa e a Cúria romana reúnem-se para uma semana de exercícios espirituais. É um tempo de reflexão profunda sobre a vida e o mundo, o presente e o futuro.
Para dirigir a reflexão deste ano, o Papa Francisco escolheu pela primeira vez um português, José Tolentino Mendonça.
Estes são os textos que serviram de guião às reflexões conduzidas pelo poeta, teólogo e sacerdote português junto do Papa Francisco e dos cardeais da cúria romana sob o tema Elogio da Sede. Um livro decisivo que guia as reflexões da Igreja sobre o mundo. Um documento de rara beleza e originalidade.
Críticas
«Obrigado pelo apelo a nos abrirmos sem medo, sem rigidez, para sermos suaves no Espírito e não nos mumificarmos nas nossas estruturas que nos fecham.»
Papa Francisco
Papa Francisco
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Elogio da Sede
ISBN
9789897224430
Editor:
Quetzal Editores
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 234 x 16 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
176
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Religião e Moral
> Estudos Teológicos
Livro com directrizes, para fazer crescer a nossa fé.
É verdade. A sede espiritual pode ser, é, tão intensa como a sede física, e precisa, igualmente, de ser saciada. O "Elogio da Sede" satisfaz algumas das pequenas inquietações que, não sendo agudas, são persistentes. E transmite paz, mas também necessidade de saber mais, de querer conhecer mais. Um livro de grande beleza.
É mais uma das belas obras de Tolentino Mendonça, no caso com a especial nota de se tratar de um texto preparado para as meditações de um retiro do Papa Francisco.
Este livro é um "caminho", primeiro como revisão de vida, levando-nos a reconhecer que afinal ainda sentimos sede de algo maior que nós e a dar-lhe nomes na nossa vida e, segundo, como proposta de futuro, de caminho a percorrer numa dinâmica permanente de quem sente sede, de quem a procura saciar, mas sem nunca a saciar totalmente pois ela vai aumentando na medida em que temos a coragem de partir à descoberta da fonte.
Beber desta obra de José Tolentino Mendonça é beber do essencial da nossa relação com Deus que é sobretudo ausência ou presença "escondida" e, também por isso, quanto mais se bebe mais sede se tem; mas de uma sede marcada pelo vazio e a morte arriscamo-nos a passar a uma sede que vivifica.
O escritor tem um poder fantástico de expressar emoções e despertar em nós a necessidade de uma sede que nos irá sempre "preencher". É através desta sede do infinito que é possível percorrer qualquer caminho.
Uma reflexão universal que nos convida a uma nova forma de estar, mais humilde e com mais sabedoria. Um livro para crentes e não crentes, que todos deviam ler.
Hoje, que a alienação da vida é tão grande, pouca gente se apercebe que o seu desespero é devido à sede... Estou a gostar enormemente desta partilha que passou as fronteiras da cúria romana. Bem haja a todos os que a proporcionaram.
...livro incontornável. Sejam ou não crentes, a proposta de José Tolentino de Mendonça em o Elogio da Sede é uma reflexão universal que convida o leitor a procurar novas leituras e formas de estar, com humildade e sabedoria, passeando-nos por várias referências ligadas às artes!
como os livros do padre tolentino, este é inspirador de uma aproximação a Deus. Todavia um não crente pode igualmente le-lo na prespectiva da insadisfação que conduz a andar para frente na vida. Definitivamente anão perder