Elites e Poder

Os grupos económicos em Portugal do "Estado Novo" à actualidade

de Joaquim Manuel Croca Caeiro

editor: Universidade Lusíada Editora, dezembro de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Desde 1932 que os regimes políticos em Portugal assentaram a sua base social de apoio num quadro predominantemente económico, através do qual as elites ligadas aos vários sectores exerceram sobre o poder político influência directa e decisiva.

Da análise da documentação directa e indirecta consultada, ressalta com clareza a capacidade de adaptação das forças económicas a situações políticas diferentes, procurando sistematicamente a obtenção dos seus interesses e não raras vezes, o domínio ainda que sub-reptício do poder político. Mesmo nas situações mais extremas, nomeadamente as que se viveram nos períodos de 1961 e 1974-1975, com maior gravidade neste último, as forças económicas souberam sempre tirar o melhor partido da necessidade premente que delas tem qualquer Estado e bem assim qualquer regime. Não é possível a manutenção e exercício do poder político se com ele não coexistir um sistema económico, cuja capacidade e iniciativa assente num grande dinamismo. Com efeito, o papel dos grandes grupos económicos numa economia avançada é determinante para a evolução e manutenção do sistema.

Elites e Poder

Os grupos económicos em Portugal do "Estado Novo" à actualidade

de Joaquim Manuel Croca Caeiro

Propriedade Descrição
ISBN: 0000005177815
Editor: Universidade Lusíada Editora
Data de Lançamento: dezembro de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 242 x 41 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 566
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Economia, Finanças e Contabilidade > Economia Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 0000005177815