Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Determinado que está que o período de adolescência se reveste de extrema vulnerabilidade para o sujeito, as falhas ou deficiências ocorridas no decurso do processo de socialização têm maior probabilidade de emergirem nesta fase crítica da vida e mais condições de nela se desenvolverem.
Assim, a atracção para qualquer tipo de desvio comportamental é melhor ou pior ultrapassada em função do maior ou menor sucesso das acções dos agentes de socialização que de perto tocaram o indivíduo.
Todo e qualquer sujeito é, ao longo da vida, uma síntese do que tem de específico em si e dos elementos socioculturais que interiorizou do meio social. Por isso, a apreensão e a integração destes elementos na sua personalidade, sob a influência da acção dos agentes de socialização, conduzirão à adaptação do indivíduo ao seu meio social.
Como a dimensão individual é, em certa medida, a reprodução do social, o projecto de vida de cada sujeito não deixa de reflectir as características sociais que em cada momento marcam o pulsar da sua vida. É neste sentido que o problema da toxicodependência, e por consequência o desmorona-mento do projecto de vida dos jovens aqui estudados, pode ser visto como uma falha educacional total ou parcial.
Se é um facto que cada actor fornece ao sistema social e cultural o conjunto de motivações, não deixa de ser menos verdade que ele mais não pode oferecer à sociedade para além daquilo que lhe foi dado pela própria sociedade ao longo do processo de socialização: as contradições, as falhas, as incoerências, e tudo o mais.
Por isso, não será de estranhar que a família e a escola, enquanto microssistemas sociais educativos, incluindo agentes e agências educacionais, funcionem como pontes entre o indivíduo e a macro realidade social: trazem para ele e levam dele para a sociedade aquilo que de bom e de mau caracteriza uns e outros.
O processo educacional e o projecto de vida dos actores sociais andam, assim, a par e passo com as características e os ritmos sociais e culturais do tempo e do espaço de cada sistema social.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789727716630 |
Editor: | Instituto Piaget |
Data de Lançamento: | abril de 2003 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 160 x 233 x 11 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 152 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia |
EAN: | 9789727716630 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |