Educação e Projecto de Vida

Antes e Depois da Toxicodependência

de Fernando Nogueira Dias

editor: Instituto Piaget, abril de 2003
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Determinado que está que o período de adolescência se reveste de extrema vulnerabilidade para o sujeito, as falhas ou deficiências ocorridas no decurso do processo de socialização têm maior probabilidade de emergirem nesta fase crítica da vida e mais condições de nela se desenvolverem.
Assim, a atracção para qualquer tipo de desvio comportamental é melhor ou pior ultrapassada em função do maior ou menor sucesso das acções dos agentes de socialização que de perto tocaram o indivíduo.
Todo e qualquer sujeito é, ao longo da vida, uma síntese do que tem de específico em si e dos elementos socioculturais que interiorizou do meio social. Por isso, a apreensão e a integração destes elementos na sua personalidade, sob a influência da acção dos agentes de socialização, conduzirão à adaptação do indivíduo ao seu meio social.
Como a dimensão individual é, em certa medida, a reprodução do social, o projecto de vida de cada sujeito não deixa de reflectir as características sociais que em cada momento marcam o pulsar da sua vida. É neste sentido que o problema da toxicodependência, e por consequência o desmorona-mento do projecto de vida dos jovens aqui estudados, pode ser visto como uma falha educacional total ou parcial.
Se é um facto que cada actor fornece ao sistema social e cultural o conjunto de motivações, não deixa de ser menos verdade que ele mais não pode oferecer à sociedade para além daquilo que lhe foi dado pela própria sociedade ao longo do processo de socialização: as contradições, as falhas, as incoerências, e tudo o mais.
Por isso, não será de estranhar que a família e a escola, enquanto microssistemas sociais educativos, incluindo agentes e agências educacionais, funcionem como pontes entre o indivíduo e a macro realidade social: trazem para ele e levam dele para a sociedade aquilo que de bom e de mau caracteriza uns e outros.
O processo educacional e o projecto de vida dos actores sociais andam, assim, a par e passo com as características e os ritmos sociais e culturais do tempo e do espaço de cada sistema social.

Educação e Projecto de Vida

Antes e Depois da Toxicodependência

de Fernando Nogueira Dias

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727716630
Editor: Instituto Piaget
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 233 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 152
Tipo de produto: Livro
Coleção: Epigénese, Desenvolvimento e Psicologia
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789727716630
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Fernando Nogueira Dias

Fernando Nogueira Dias, doutor em Sociologia pela Universidade da Beira Interior e mestre em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa, é professor de Sociologia da Comunicação no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget. No âmbito da sua formação em psicoterapia, fez aconselhamento e trabalhou essencialmente na área dos comportamentos desviantes. Paralelamente, tem desenvolvido trabalhos de investigação em sociologia da comunicação e toxicodependência, bem como orientado trabalhos finais de licenciatura e de mestrado na área da sociologia da comunicação, das organizações e da saúde mental. É ainda professor convidado no programa de doutoramento de Desenvolvimento Pessoal e Social da Universidade de Valência.

(ver mais)
A Avaliação Neuropsicológica

A Avaliação Neuropsicológica

20%
Instituto Piaget
28,00€ 35,00€
portes grátis
Os Dois Ocidentes

Os Dois Ocidentes

20%
Instituto Piaget
14,27€ 17,84€
portes grátis
Meia Laranja

Meia Laranja

Envio até 5 dias úteis
20%
Edições Afrontamento
6,06€ 7,57€
portes grátis