Educação, Aprendizagem e Tecnologia

Um Paradigma para Professores do Século XXI

de Ricardo Vidigal da Silva

editor: Edições Sílabo, abril de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

(...) Hoje, pela primeira vez na história do pensamento pedagógico da última centúria, se admite que uma nova tecnologia – a da informação e da comunicação (TIC) – poderá vir a transformar radicalmente o paradigma monopolista da escola e da educação que vem imperando ao longo de décadas.
Na verdade, nunca o acesso a fontes de informação e de conhecimento foi tão simples, tão abrangente, tão rápido, tão universal, e tão barato. Jamais uma «arquitectura» tecnológica se aproximou tanto, no plano conceptual, da ideia de uma biblioteca escolar ou universitária, como a Internet. Não há memória de uma nova tecnologia provocar um tamanho gap intergeracional, com vantagem evidente para as gerações mais novas. No estrito âmbito educacional, nenhuma outra tecnologia conferiu tamanho fôlego – e esperança – aos arautos do construtivismo cognitivo e das pedagogias activas centradas no aprendente.
A presente obra, ao reunir um relevante conjunto de artigos sobre a mudança de paradigma em curso, pretende dar um contributo actual para a reflexão em torno de tão dramática inflexão de modelo.
(...) Num horizonte porventura não demasiado longínquo deixará de fazer sentido – assim o cremos – a distinção, hoje vulgarizada, entre e-Learning e aprendizagem presencial, entre educação on-line e educação «tradicional». A transformação global do sistema de educação e de aprendizagem dependerá da emergência de novas – e conscientes – lideranças, assim como do surgimento de processos sábios de gestão da mudança. O assunto é fascinante, o desafio é incontornável, o convite ao debate aberto e generalizado é premente.
Considero, pois, inteiramente apropriado que o primeiro livro – sob a forma de obra colectiva – da colecção APGC seja dedicado ao tema: Educação Aprendizagem e Tecnologias: Um Paradigma Para Professores do Século XXI.
A mensagem estratégica mais importante que sobressai deste esforço editorial é a de que a Sociedade Educativa e a Aprendizagem Vitalícia constituem poderosas utopias pelas quais vale a pena combater sem descanso neste início de um novo tempo histórico.
Roberto Carneiro (do prefácio)

Educação, Aprendizagem e Tecnologia

Um Paradigma para Professores do Século XXI

de Ricardo Vidigal da Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726183563
Editor: Edições Sílabo
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789726183563
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável