10% de desconto

Edifícios de Arquivo

Futuros para o Passado

de Vítor Carvalho Araújo

editor: Caleidoscópio, julho de 2018
VENDA O SEU LIVRO i
O edifício de arquivo, lugar de memória colectiva e de identidade social, está tradicionalmente ligado à ideia de depósito reservado, quase inacessível. Esta ligação foi sendo legitimada pelas preocupações de solidez e de segurança e pelo modo como estas foram impondo aos edifícios uma expressão de opacidade e de encerramento.

Ao reconhecerem no livre acesso aos documentos uma expressão dos ideais de liberdade e de igualdade, as políticas culturais e patrimoniais foram criando condições para a abertura dos arquivos ao público. A consciência do valor único deste património gerou efeitos múltiplos e universais, levando ao aprofundamento das abordagens protagonizadas pela arquivística e dando origem à necessidade de uma reflexão dirigida às condições físicas da guarda de documentos, reflexão que, em última análise, é do âmbito da área disciplinar da Arquitectura.

Nesta obra, Vítor Carvalho Araújo cruza a reflexão crítica que é própria da prática profissional e do ensino de Projecto de Arquitectura - áreas de interacção que coexistem na experiência pessoal do autor - com a avaliação do processo projectual, recolhendo e analisando a natureza evolutiva dos programas, das determinações funcionais, dos requisitos técnicoconstrutivos e do carácter simbólico que os edifícios de arquivo assumem nos seus desempenhos sociais e urbanos.

Tradução material da memória colectiva e referência original dos factos que encerra, o arquivo funciona como expressão de cultura e como instrumento científico.
É à arquitectura que cabe a responsabilidade de preservar o património documental, de dar expressão material ao seu significado colectivo e de assegurar o futuro do passado.

Edifícios de Arquivo

Futuros para o Passado

de Vítor Carvalho Araújo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896584382
Editor: Caleidoscópio
Data de Lançamento: julho de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 172 x 238 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789896584382
Vítor Carvalho Araújo

Vítor Carvalho Araújo nasceu e trabalha em Lisboa.
É arquiteto pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa e Doutor em Arquitetura pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é Professor de Projeto Final no Mestrado Integrado em Arquitetura.
Desenvolve atividade profissional no escritório que fundou em 1982 - Vítor Carvalho Araújo, Arquitetos - com projetos e obras de habitação coletiva e unifamiliar, equipamentos públicos de saúde e ensino, obra nova e reabilitação.
Recebeu o Prémio AIP de Arquitetura - Reabilitação, com o projeto habitacional Monchique, no centro histórico do Porto (2006).
Foi assessor técnico do Ministério da Cultura no Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (1998-2004).
Paralelamente ao exercício da profissão e à atividade docente em Projeto de Arquitetura, tem participado em diversos órgãos relacionados com a profissão de arquiteto: foi Presidente do Conselho Nacional de Admissão e membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos; foi membro do Conselho Consultivo da Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior; integrou diferentes grupos de trabalho do Architects’ Council of Europe (Continuous Professional Development, Professional Qualifications, Professional Practice Experience e Building Information Modelling); é membro do 'Experts Group on Diplomas in Architecture', da Comissão Europeia.

(ver mais)
Arquitetura de Motéis Cariocas

Arquitetura de Motéis Cariocas

10%
Paz e Terra
26,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
Os Nunes Tinoco

Os Nunes Tinoco

10%
Documenta
28,00€ 10% CARTÃO
portes grátis