Economia Donut
Sete formas de pensar como um economista do século XXI
de Kate Raworth
19,90€ i
15,92€
i
20% de desconto imediato + 10% de desconto em CARTÃO
Em stock
portes grátis
Sobre
o Livro
Sinopse
A economia está de rastos. Não conseguiu prever, nem sequer impedir, as crises financeiras que abalaram os alicerces das sociedades. Haverá uma solução?
Em Economia Donute, a investigadora de Oxford Kate Raworth identifica os sete aspetos críticos do sistema económico reinante que conduziram ao descontrolo atual, e define linhas orientadoras que poderão trazer a humanidade para uma zona de paz, onde as necessidades gerais ficarão satisfeitas com os meios disponíveis no planeta.
Críticas
«Li este livro com o mesmo entusiasmo com que, no século XX, deve ter sido lida a Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda de John Maynard Keynes. Brilhante e revolucionário!»
George Monbiot
George Monbiot
Opinião
dos leitoresDetalhes
do Produto
Economia Donut
ISBN
9789896443474
Editor:
Temas e Debates
Idioma:
Português
Dimensões:
149 x 233 x 25 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
392
Tipo de Produto:
Livro
Classificação Temática:
Livros em Português
> Economia, Finanças e Contabilidade
> Economia
Uma nova forma de pensar a Economia, centrada nas necessidades básicas do ser humano e nos limites do nosso planeta. O livro Economia Donut mostra-nos essas fronteiras sociais e planetárias, através de um modelo visual muito apelativo (Donut) e de uma linguagem muito acessível. Uma leitura recomendada a todos e que nos faz refletir e consciencializar para uma Esconomia mais humanizada.
Neste livro, Kate Raworth, profundamente insatisfeita com o estado da arte no ensino e prática da Economia contemporânea, apresenta-nos a sua visão sobre uma Economia voltada para o século XXI. Dando sempre uma breve resenha histórica a cada tema, oferece uma forma alternativa muito mais voltada para as reais necessidades do mundo, sem os subterfúgios e lugares comuns que a ciência económia apresenta demasiadas vezes e que a descolam do mundo real. Ganha muitos pontos por de facto apresentar a Economia como ela deve ser e não como uma mera construção teórica. Aponto um único senão: o nome da sua brilhante dedução, o Donut, torna a visão descontraída demais, creio. Mas é, sem dúvida, uma visão absolutamente contemporânea e muito mais em linha com a finitude dos nossos recursos.
Adquiri este livro e embora ainda o esteja a ler, estou deveras satisfeita com esta nova abordagem de economia circular para o sec XXI. Tema atual e desafiante, que se encontra retratado de uma forma inovadora, baseado também, pela vivência da própria autora. Contrariando a imagem que imperava para o progresso económico, PIB, traduzido em gráficos de linhas ascendentes, a autora consegue de uma forma brilhante, traduzir a passagem de uma economia linear para um modelo circular adjetivando-o de bússola do sec XXI, conduzindo a uma reflexão dos objetivos de desenvolvimento mundial e de conhecimentos científicos. Abordagem conseguida, do meu ponto de vista.