Domingos Sequeira

de Hugo Xavier

editor: Quidnovi
VENDA O SEU LIVRO i
"Pintor português de origem modesta, foi educado na Casa Pia de Lisboa, após o quê frequentou o curso de Desenho e Figura na Aula Régia e trabalhou como decorador. Com uma pensão de D. Maria I, em 1788, partiu para Itália e estudou na Academia Portuguesa em Roma, onde recebeu aulas de António Cavallucci. Regressou a Lisboa em 1795 e foi nomeado pintor da corte em 1802 e co-director da empreitada de pintura do Palácio da Ajuda, aí pintou abundantemente. Mais tarde foi professor de Desenho e Pintura das princesas. Neste período pintou alegorias patrióticas e retratos, fazendo o desenho das peças para oferecer a Beresford. A maturidade da sua arte está expressa nos trabalhos de temática religiosa Descida da Cruz, Adoração dos Magos, Ascensão e Juízo Final. Em termos estéticos é considerado o pintor de transição do Neoclassicismo para o Romantismo."

Domingos Sequeira

de Hugo Xavier

ISBN: 9789895546886
Editor: Quidnovi
Idioma: Português
Dimensões: 187 x 229 x 5 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Pintura
EAN: 9789895546886
e e e e E

Uma boa síntese

PC

Uma excelente síntese escrita por um jovem investigador acerca da obra de Domingos Sequeira. Um bom pequeno livro para se ler, e se fazer acompanhar, durante uma visita às obras de Domingos Sequeira conservadas em museus e palácios nacionais.

Hugo Xavier

Hugo Xavier (Viseu, 1981) Doutorado em História da Arte na especialidade de Museologia e Património Artístico pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a tese O Marquês de Sousa Holstein e a Formação da Galeria Nacional de Pintura da Academia de Belas Artes de Lisboa (2014).
Licenciado em História da Arte (2003) e Mestre em Museologia e Património (2009) pela mesma Faculdade com a dissertação Galeria de Pintura no Real Paço da Ajuda, publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (2013).
Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (Mestrado e Doutoramento) e é membro do Instituto de História da Arte da FCSH/UNL, integrando a linha de Museum Studies.
Foi técnico superior do Museu de Artes Decorativas Portuguesas da Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva.
Desempenha desde 2014 as funções de conservador do Palácio Nacional da Pena e do Palácio de Monserrate (Parques de Sintra – Monte da Lua, S. A.).
Nessa qualidade, assumiu a curadoria da exposição comemorativa do bicentenário do nascimento de D. Fernando II: Fernando Coburgo fecit: a atividade artística do rei-consorte (2017).
É autor de vários artigos, publicados em catálogos e revistas da especialidade, no seguimento da investigação em História da Arte e Museologia, particularmente no domínio do colecionismo.

(ver mais)
Athena
38,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Alêtheia Editores
35,33€ 10% CARTÃO
portes grátis