10% de desconto

Do Japão para o Alentejo

A embaixada Japonesa Tenshö em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584

de Tiago Salgueiro
editor: Edições Colibri, dezembro de 2023
12,00€
10,80€
10% DESCONTO IMEDIATO
A cidade de Évora e o Paço dos Duques de Bragança, em Vila Viçosa, foram dois lugares visitados por quatro jovens vindos do Japão no século XVI, numa iniciativa organizada pela Companhia de Jesus. Se só por si esta notícia teve um enorme impacto pelo momento em que ocorreu e por constituir um encontro multicultural no contexto nacional, assume outras dimensões, nomeadamente em termos culturais, políticos e religiosos, tendo em conta as motivações que estiveram na origem da inusitada viagem.

Convertidos ao Cristianismo pelos Jesuítas, os nobres japoneses faziam parte de uma delegação que se dirigia a Roma, para prestar homenagem ao Papa, e que visitou os mais importantes centros de decisão na Europa deste período, entre os anos de 1582 e 1586. Nesse sentido, a visita às mais importantes cortes culturais do Alentejo assumiu contornos bastante importantes, na medida em que, segundo algumas possíveis interpretações, não se tratou somente de uma visita de cortesia.

Como a investigação veio a demonstrar, tornaram-se mais claros os objetivos decorrentes das visitas ao Arcebispo D. Teotónio de Bragança, em Évora e à corte de D. Teodósio II, em Vila Viçosa por parte dos embaixadores japoneses, mas também em relação aos interesses políticos da Casa de Bragança no contexto ibérico e a nível internacional.

«A passagem por Évora e Vila Viçosa em Setembro de 1584 dos jovens príncipes Miguel Chijiwa, Julião Nacaura, Martinho Hara e Mâncio Ito, todos eles com treze ou catorze anos de idade, constituiu um momento extraordinário de afirmação de poder por parte dos padres jesuítas, que conceberam o plano de missão, que constituiu uma espécie de abertura oficial das relações entre a Europa e o Japão. Trata-se, pois, da primeira missão organizada pela Companhia de Jesus e que incluiu dignitários nipónicos em visita aos grandes centros católicos da Europa. Tinha como destino, naturalmente, a recepção destes jovens convertidos ao cristianismo na corte de Roma e junto do próprio papa Gregório XIII (1572-1585), visto como prenúncio de uma rápida expansão da religião católica em terras nipónicas. Os quatro embaixadores-meninos, aliás, seriam ordenados como os primeiros padres jesuítas japoneses pelo próprio Alessandro Valignano ao regressarem à sua pátria.»
Vítor Serrão (Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa)

Do Japão para o Alentejo

A embaixada Japonesa Tenshö em Évora e Vila Viçosa no ano de 1584

de Tiago Salgueiro

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895663279
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: dezembro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 231 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 100
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789895663279

SOBRE O AUTOR

Tiago Salgueiro

Évora (Portugal), 1975.
Mestre em Museologia pela Universidade de Évora.
Licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Foi bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages da Universidade de Tunis (Tunisia) e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz (Espanha).Tem colaborado com revistas de grande informação do Alentejo e Extremadura (Espanha). Colaborador da Revista de Cultura Callipole, editada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa. Desempenha atualmente as funções de Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, em Vila Viçosa. É autor dos livros Do Japão para o Alentejo - A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584, editada pela Chiado Editora em 2012 e Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa, editado em 2014 pela Fundação da Casa de Bragança.

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU