10% de desconto

Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975

Uma cronologia militar

de Humberto Nuno de Oliveira
Editor: Fronteira do Caos, maio de 2026 ‧
16,00€
14,40€
10% DESCONTO IMEDIATO
portes grátis
O período compreendido entre os golpes militares de 25 de Abril de 1974 e de 25 de Novembro de 1975 constitui um dos ciclos mais intensos, complexos, estranhos e simultaneamente decisivos da história contemporânea portuguesa. Em pouco mais de dezoito meses, Portugal passou de um longo regime autoritário e de uma dimensão pluricontinental, para um processo revolucionário, que geograficamente reduziria o país à Metrópole e arquipélagos adjacentes e que seria marcado por uma crescente instabilidade política, pela redefinição do papel das Forças Armadas e por profundas transformações em diversos âmbitos.

No centro deste processo estiveram, de forma constante e determinante, as Forças Armadas. O golpe militar de 25 de Abril de 1974, conduzido pelo Movimento das Forças Armadas, não foi apenas o detonador da queda do regime do Estado Novo, mas o ponto de partida para uma sucessão galopante de acontecimentos em que o poder militar assumiu, directa ou indirectamente, um papel estruturante e decisivo.

Ao longo deste período e processo, as Forças Armadas deixaram de ser o corpo homogéneo e disciplinado, como a nação as apercebia até então, passando a reflectir clivagens ideológicas, estratégicas e operacionais que se manifestaram em diferentes posicionamentos entre camaradas, comunicados, movimentos de unidades, confrontos de autoridade, prisões e, em momentos críticos, mesmo no recurso à força armada.

Ao olharmos esse tempo tão recheado de acontecimentos militares, como foram os anos de 1974 e 1975, não é, seguramente, difícil perdermo-nos por entre tantos personagens, factos e episódios.

Registá-los é a razão desta proposta de uma cronologia militar, numa perspectiva sectorial, exclusivamente do âmbito militar, que não vem merecendo a devida atenção da historiografia (perdida nas intrepretações de uma subsequente revolução que neste âmbito nada nos interessa) e, por razões diversas, esquecida no domínio da História Militar.

Do 25 de Abril de 1974 ao 25 de Novembro de 1975

Uma cronologia militar

de Humberto Nuno de Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789893683309
Editor: Fronteira do Caos
Data de Lançamento: maio de 2026
Idioma: Português
Dimensões: 156 x 238 x 17 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 318
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789893683309

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU