10% de desconto

Dispensar o Vazio

Antologia poética

de Fernando Esteves Pinto

editor: Lua de Marfim, março de 2012

(…) Esteves Pinto, para além de Ramos Rosa, pertencerá ainda à mesma linhagem de poetas para quem o poema é um exercício de iluminação. Os ecos de Rimbaud são, aqui, evidentes. E se usamos a palavra «evidentes» é porque, não raro, os poemas de Esteves Pinto colocam ao serviço da imagem e da imaginação algumas evidências da realidade que nem sempre são por nós visíveis. O poema funcionará, pois, como revelação. (…)

(…) No limite, esta é uma poesia que sabe que «somos todas as palavras»: as que dizemos e ocultamos, as que desejaríamos dizer e as que nos dizem e nós gostaríamos que fossem outras. (…)

(…) Uma certa filiação com as chamadas poéticas do silêncio ou da «poesia pura», eis o que igualmente lemos em Esteves Pinto. Se «Quando se escreve está-se antes de tudo», se escrever a poesia é, de algum modo, sustentar «a quotidiana felicidade / de interiorizar as coisas pelas palavras», logo a poesia, como escrita que tende para o silêncio, é aquele «antes de tudo», antes do mundo, antes do verbo, que muita da poética moderna tem pretendido alcançar. Restituição da palavra à sua pureza original, se quisermos. (…)

António Carlos Cortez

Dispensar o Vazio

Antologia poética

de Fernando Esteves Pinto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898524287
Editor: Lua de Marfim
Data de Lançamento: março de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 146 x 206 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 124
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789898524287
Fernando Esteves Pinto

Fernando Esteves Pinto nasceu em Cascais, em 1961. Publicou, entre outros, Na Escrita e no Rosto (poesia) – Prémio Inasset Revelação de Poesia do Centro Nacional de Cultura; Conversas Terminais (romance) – Bolsa de Criação Literária pelo Ministério da Cultura; Brutal (romance); O Carteiro de Fernando Pessoa (romance); A Caverna de Deus (romance) – Prémio Literário Cidade de Almada; Área Afectada (poesia); Arte Humana (poesia). É cofundador do projeto literário LÓGOS – Biblioteca do Tempo.

(ver mais)
A Mesma Cantiga de Sempre

A Mesma Cantiga de Sempre

10%
Lua de Marfim
1,00€ 10% CARTÃO
Jogos de Água Serena

Jogos de Água Serena

10%
Lua de Marfim
1,00€ 10% CARTÃO