10% de desconto

Diplomacia Científica

Saber é poder

de Jorge Aranda
Editor: Edições Colibri, abril de 2019 ‧
12,00€
10% DESCONTO CARTÃO
Venda o seu livro
Existe um modelo ótimo de diplomacia científica e, em caso afirmativo, como pode o mesmo ser replicado em Portugal?
Tendo por base esta pergunta de partida, este estudo analisa os conceitos operacionais da diplomacia científica e as abordagens estratégicas de vários países europeus à mesma, com um duplo objetivo, simultaneamente teórico e prático: contribuir para o aprofundamento desta temática recente e para o desenvolvimento de elementos que possam servir à definição de uma estratégia nacional neste domínio.

Numa primeira parte, é explorada a diplomacia científica como vetor da política externa e a evolução histórica do seu conceito.
Numa segunda parte, são examinados os objetivos, instrumentos e atores da diplomacia científica. e numa terceira parte são estudados o caso português e as boas práticas de Alemanha, Espanha, França e Suíça.

"A diplomacia científica tem vindo a assumir uma relevância crescente, decorrente da necessidade admitida por cada vez mais Estados de proceder a adaptações da respetiva ação externa com vista a dar uma melhor resposta quer à cooperação internacional requerida por desafios globais de natureza técnica, quer à concorrência internacional movida por outros Estados, que pretendem reforçar o seu poder e influência, bem como por outros atores não-estatais que, não competindo necessariamente pelo poder, procuram influenciar a governação. (…) o objeto da diplomacia científica é, assim, caracterizado pela coexistência de dois elementos aparentemente antagónicos - cooperação e competição - também denominada por co-opetition ou coopetição."

Diplomacia Científica

Saber é poder

de Jorge Aranda

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896898168
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: abril de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 209 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 112
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Outros
EAN: 9789896898168

Recomendo

Tiago Manalvo

Jorge Aranda traz-nos com este seu trabalho, uma abordagem a um tema nem sempre bem estudado, e nem sempre devidamente apresentado. Neste caso, felizmente, o autor apresenta o tema com grande capacidade de síntese e objectividade. Recomendo por isso, o estudo deste trabalho, que se insere, numa cada vez maior necessidade do estudo da diplomacia, verdadeira plataforma onde cada vez mais se resolvem os conflitos não só militares, mas sobretudo económicos.

SOBRE O AUTOR

Jorge Aranda

Jorge Aranda é Mestre em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Funcionário diplomático desde 1998, é atualmente Diretor dos Serviços para os Assuntos de Segurança e Defesa no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Antes tinha sido Adjunto Diplomático do Primeiro-Ministro e desempenhado a mesma função, em Governos anteriores, junto do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus e do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar. O seu último posto no estrangeiro foi o de Conselheiro de Defesa na Delegação de Portugal junto da NATO, em Bruxelas, depois de ter sido Encarregado de Negócios a.i. na Embaixada de Portugal em Helsínquia e de anteriormente ter exercido funções nas Embaixadas em Varsóvia, Berlim e Copenhaga.

(ver mais)

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU