Dinâmicas de Grupo Aplicadas no Tratamento da Dependência Química

Manual teórico e prática

de Neliana Buzi Figlie, Roberta Paya e Denise Getulio de Melo

idioma: português do brasil, português
editor: Editora Roca, dezembro de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

A motivação que proporcionou a elaboração deste manual reside em um pedido de vários profissionais, alunos e estagiários que solicitavam dinâmicas de grupo que eram realizadas nas sessões grupais para tratamento de dependentes químicos. Este manual visa principalmente à utilização e aplicação da técnica dinâmica de grupo, adaptada a uma realidade bastante específica que é a dependência química que, por si só, estabelece a necessidade de um olhar que contemple sua abrangência. A utilidade da leitura deste livro consiste em adquirir um conjunto de ferramentas práticas para os profissionais que trabalham com dinâmicas de grupo no tratamento da dependência química e que acreditam na ampliação de recursos técnicos como forma de aprimoramento e crescimento para lidar com os desafios da área. Com um roteiro claro e objetivo, o livro foi dividido em duas partes para melhor utilização pelos profissionais:
Parte I - Referencial teórico básico para quem pretende trabalhar com dependência química e com grupos, por meio de uma revisão geral sobre Aspectos Básicos de Grupo no Tratamento da Dependência Química; Funcionamento da Abordagem Grupal e Importância e Aplicabilidade da Dinâmica de Grupo em uma Abordagem Grupal.
Parte II - Consiste na aplicação e procedimentos das dinâmicas de grupo propriamente ditas, com a descrição clara e concisa das atividades segundo o roteiro abaixo:
- Objetivo - Permite ao profissional visualizar as metas a serem alcançadas com a dinâmica relacionando os objetivos propostos no tratamento, bem como as necessidades e o momento do próprio grupo.
- Número de Pessoas - Trata-se de uma recomendação, sendo determinante a peculiaridade de cada serviço e de cada profissional.
- Tempo de Duração - Orienta o profissional sobre como planejar seu trabalho para aplicação e execução da dinâmica de grupo.
- Material Necessário - Descrição dos materiais de modo a facilitar o preparo prévio e a execução da dinâmica de grupo.
- Procedimento - Explica passo a passo como a dinâmica deve ser desenvolvida, atrelando aspectos relacionados à dependência química que podem ser explorados.
- Dicas das Autoras -Trata-se de uma sessão que fornece orientações sobre estágio de tratamento ou tipos de grupo que podem se beneficiar da dinâmica proposta, bem como sugestões para adaptação ou ampliação do conteúdo a ser abordado.

Dinâmicas de Grupo Aplicadas no Tratamento da Dependência Química

Manual teórico e prática

de Neliana Buzi Figlie, Roberta Paya e Denise Getulio de Melo

Propriedade Descrição
ISBN: 9788572414692
Editor: Editora Roca
Data de Lançamento: dezembro de 2004
Idioma: Português do Brasil, Português
Dimensões: 175 x 245 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 298
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9788572414692