10% de desconto

Dicionário das Personagens do Teatro de Gil Vicente

de Maria José Palla
Editor: Chiado Books, maio de 2015 ‧
18,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Apresentamos um dicionário com todas as personagens do teatro vicentino, no qual fizemos o inventário de todas as figuras, explicando com quem contracenam, citando as falas mais relevantes e analisando a simbologia dos nomes, de entre outros aspectos. Desejamos evidenciar as figuras que contribuíram para a nossa memória colectiva, personagens históricas ou lendárias, que ainda hoje enchem os nossos palcos. Gil Vicente, conhecedor do teatro europeu e da iconografia da época, tanto em relação às artes plásticas como à literatura, encontra-se próximo do mundo do Norte, de Brueghel e de Bosch. O teatro vicentino seguiu um calendário preciso, seguindo rituais anuais, do folclore e da liturgia, a par das festas da corte. O dualismo encontra-se muito presente, como a luta entre o Bem e o Mal, os amores desiguais, o Inverno e o Verão, nomeadamente entre o Carnaval e a Quaresma. Esperamos que este dicionário nos ajude a compreender melhor o teatro vicentino.
Seguimos principalmente a transcrição de José Camões publicada pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, mas outras edições foram igualmente consultadas.

Dicionário das Personagens do Teatro de Gil Vicente

de Maria José Palla

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895130191
Editor: Chiado Books
Data de Lançamento: maio de 2015
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 234 x 35 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 482
Tipo de produto: Livro
Coleção: Compendium
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789895130191

SOBRE O AUTOR

Maria José Palla

Maria José Palla é uma académica e fotógrafa. É professora jubilada da Universidade Nova de Lisboa. Viveu muitos anos em Paris como exilada onde se doutorou na Universidade de Sorbonne e se diplomou na École du Louvre. É autora de numerosos livros e artigos sobre Gil Vicente e a pintura portuguesa do Renascimento.
Há vários anos que faz fotografia que tem mostrado em galerias, museus e publicações em Portugal e no estrangeiro.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU