10% de desconto

Diálogos e Perfis

Estudos sobre o Pensamento Português e Luso-Brasileiro

de António Braz Teixeira

editor: Europress, dezembro de 2006
VENDA O SEU LIVRO i
Como o título desta colectânea de estudos e ensaios sobre o pensamento português e brasileiro claramente sugere, compreende ela duas partes distintas, se bem que complementares.

A primeira reúne textos sobre o eco ou a recepção de Vico e Kant na reflexão filosófica luso-brasileira, sobre algumas afini­dades ou convergências entre o pensamento português e o pensamento russo ou entre a visão metafísica de Raul Brandão e Unamuno e sobre o diálogo especulativo entre Portugal e o Brasil no último século e meio.

Por sua vez, a segunda é composta por uma dúzia de estudos que vão desde a filosofia portuguesa do tempo de Camões, da ideia de metafísica em Suarez e da ética de Feliciano Sousa Nunes e Amorim Viana até à consideração hermenêutica da obra especulativa de figuras maiores do séc. XX português, como António Sérgio, Leonardo Coimbra, José Marinho, Alvaro Ribeiro, Sant’Anna Dionísio, Orlando Vitorino e Eduardo Abranches de Soveral, a todos esses estudos presidindo a preocupação de compreender, na sua substantiva unidade, o que cada um destes filósofos efectivamente pensou, independentemente do carácter porventura dispersivo que possa haver assumido a expressão do seu pensamento.

Diálogos e Perfis

Estudos sobre o Pensamento Português e Luso-Brasileiro

de António Braz Teixeira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789725592779
Editor: Europress
Data de Lançamento: dezembro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 0 x 0 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 286
Tipo de produto: Livro
Coleção: Cogito
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789725592779
António Braz Teixeira

António Braz Teixeira (1936), professor universitário, pensador e ensaísta, é autor de duas dezenas de obras de filosofia e de direito em que, além de outras, se destacam os livros Deus, o Mal e a Saudade (1993), Ética, Filosofia e Religião (1997), Formas e Percursos da Razão Atlântica (2001), A Filosofia da Saudade (2006) e Diálogos e Perfis (2006).

(ver mais)