10% de desconto

Design e Desenvolvimento de Jogos

de Carlos Martinho, Rui Prada e Pedro Santos

editor: FCA, fevereiro de 2014
Os videojogos são hoje um fenómeno com uma dimensão que atravessa as mais diversas áreas do conhecimento. Para além do setor do entretenimento, os conceitos subjacentes ao design de jogos podem ser encontrados nos mais diversos produtos, fornecendo uma vantagem competitiva através da criação de experiências de uso mais atrativas e divertidas.

Conceber uma boa experiência de jogo, no entanto, está longe de ser uma tarefa trivial. Este livro dá ao leitor interessado um forte impulso inicial, fornecendo uma panóplia dos aspetos mais importantes a ter em consideração no design e desenvolvimento de videojogos. Entre outros assuntos, discute-se o que é único à atividade de jogar e define-se o que caracteriza um jogo; enumeram-se aspetos essenciais à criação de uma boa experiência de jogo, destacando como esta é condicionada por características individuais dos jogadores; explora-se como diversos elementos constituintes criam, em conjunto, a jogabilidade; exemplifica-se como a teoria de jogos fornece um apoio sólido na criação de jogos balanceados e com escolhas interessantes; e discute-se como ser empreendedor e desenvolver os seus próprios projetos nesta indústria competitiva e inovadora.

- Importância da indústria e cultura dos videojogos;
- Atividade de jogar e o jogo;
- Experiência de jogo e modelos de jogador;
- Jogabilidade e elementos constituintes;
- Teoria de jogos e balanceamento;
- Desenvolvimento, indústria e empreendedorismo.

Esta obra é, assim, um excelente ponto de partida, caso pretenda conceber os seus próprios videojogos e entrar neste mundo fascinante, entender como os videojogos o podem ajudar a criar uma experiência melhor para os clientes de um produto que esteja a desenvolver, ou apenas compreender melhor um fenómeno com a dimensão dos videojogos. Apresenta-se também como um importante livro de texto para alunos do Ensino Superior, resultado da experiência dos Autores ao longo de mais de 7 anos na criação de jogos, consultoria, e no ensino de design e desenvolvimento de jogos aos seus alunos do Mestrado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico.
Este livro disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos técnicos para o Português do Brasil.

Design e Desenvolvimento de Jogos

de Carlos Martinho, Rui Prada e Pedro Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727227624
Editor: FCA
Data de Lançamento: fevereiro de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 240 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 384
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Informática > Edição de Imagem Livros em Português > Informática > Outras Aplicações Livros em Português > Informática > Programação
EAN: 9789727227624
e e e e e

Abrangente

Ana David

Sou fã de desenvolvimento de videojogos, gostei muito dos tópicos abordados, a sua sintetização e a bibliografia. Os autores têm perspectivas interessantes sobre o tema

e e e e E

Livro com informação sólida e para todos

Eduardo Cidres

Apesar de ainda não ter acabado a leitura, é possível dizer que este livro pode ler lido por toda a gente. Não é um livro especificamente técnico, mas no entanto ensina tudo o que nos possa passar pela cabeça no que toca ao que se passa por detrás dos jogos que jogamos hoje em dia. Recomendo para quem tenha interesse nas várias matérias envolventes. no desenvolvimento de um jogo.

e e e e E

Um bom livro, com partes mesmo muito boas

João Camilo

Este livro, mais do que ensinar "como desenhar jogos" (se é que se pode verdadeiramente ensinar isso - e talvez não possa), serve como um documento aglutinador de informação que o designer deve ter presente. Algumas secções, como a definição do que é um jogo, terão importância para quem nunca leu nada sobre isso. Outras secções (e a definição de jogador, ou a parte de teoria de jogos são exemplos, mas há mais), pela forma como sintetizam áreas gigantescas de conhecimento apresentando de forma clara o mais importante, assumem-se como interessantíssimas, e fazem com que este livro se torne uma dos "go to books" de consulta constante. Este livro iria muito bem como companheiro de outro livro, mais prático. Talvez um "Design e desenvolvimento de jogos - exercícios e teoria", mas só por si vale o dinheiro.