10% de desconto

Deixem-nos Sonhar

Caso Saltillo. Portugal e o México 86

de João Tomaz e Pedro Adão e Silva

editor: Tinta da China, dezembro de 2017
Tudo o que nunca se soube sobre a insurreição de jogadores do México 86, conhecida como o 25 de Abril do futebol português.
«Deixem-me sonhar», clamou José Torres, o «Bom Gigante» do futebol português, antes do jogo de apuramento decisivo entre Portugal e a República Federal Alemã. Quem viveu, não esquece: Jaime Pacheco cortou uma bola, passou-a a Carlos Manuel, que rematou para o fundo da baliza. O jogo ia no minuto 53. Daí até ao final, Bento ficou a defender e o país a sofrer, mas aconteceu. Vinte anos depois, pela segunda vez na História, a selecção portuguesa apurou-se para um Mundial de futebol: o México 86. Só que não estava pronta para isso, e o «milagre de Estugarda» transformou-se no pesadelo do «caso Saltillo».

Com Portugal em ebulição e o futebol a ser transformado pela FIFA num negócio gigantesco, os jogadores chegaram a Saltillo, no México, para encontrar um motel degradado, um campo inclinado, uma ausência de plano de treinos e prémios de cem contos por jogo - em contraste com os 143 mil recebidos pela Federação. Estavam lançadas as condições para uma reivindicação sem precedentes, que dividiu a sociedade portuguesa e lançou os alicerces para a profissionalização do futebol nacional. Uma história que estava por contar e que é agora, finalmente, relatada por inteiro.

Deixem-nos Sonhar

Caso Saltillo. Portugal e o México 86

de João Tomaz e Pedro Adão e Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896714109
Editor: Tinta da China
Data de Lançamento: dezembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 344
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Desporto e Lazer > Futebol
EAN: 9789896714109
e e e e e

Excelente

Catarina P

Ofereci ao meu pai e ele adorou! Excelente relato do mundial de 86! Excelente livro para os que adoram futebol, seja qual for a geração!

e e e e e

A génese da Glória no afundar de um sonho

Jaime Neto

Se o sonho era estar presente no Mundial do Máxico 86 esse foi concretizado em pleno com o golo inesquecível de CarlosManuel frente à Alemanha. Se o sonho ia mais além, então a revolta dos jogadores contrariou esse desejo e este livro documenta isso mesmo. Só que o além não se cingia ao território mexicano nem a esse tempo! Não tenho dúvidas que foi aí em pleno território mexicano que começou a desenhar-se toda uma sequência de sucessos que culminaram na vitória no Euro 2016! Este livro documenta de forma sublime toda a revolta dos jogadores portugueses, transformando a satisfação dessas exigências num pilar dos atuais sucessos. Um livro que fará parte da história do futebol nacional, para ler sobre o erstasdo do futebol em 1986 e em 2017.

e e e e e

O "caso Saltillo".

Alexandre Morgado Belo Dias Ribeiro

Livro de leitura obrigatória para todos os apaixonados pela história do futebol português e, em particular, por todos aqueles que têm curiosidade em conhecer, em pormenor, tudo o que rodeou a participação da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de 1986, no México, a qual ficou ensombrada pelo tristemente célebre "caso Saltillo", um dos episódios mais negros da história da "equipa de todos nós". Este livro conta tudo, mas mesmo tudo, o que se passou em Saltillo, através de uma análise rigorosa e pormenorizada baseada em factos relatados em reportagens e entrevistas então publicadas na imprensa desportiva e enriquecido ainda com testemunhos orais de quem viveu por dentro a recambolesca e surrealista participação de Portugal no Mundial do México. Livro de leitura absolutamente imperdível!

e e e e E

México 86 revisitado

Cláudio Assunção

Relato sobre os bastidores de um dos maiores escândalos do futebol português. Repleto de relatos e histórias de quem o viveu na primeira pessoa. Recomendado para os fãs do futebol.

1966 - Homens com Pressa

1966 - Homens com Pressa

10%
Âncora Editora
14,00€ 10% CARTÃO
O Grande Livro da Seleção

O Grande Livro da Seleção

10%
Marcador
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis