10% de desconto

Dar Coisas aos Nomes

Escritos sobre arte e outros textos

de Manuel de Castro Caldas
Editor: Assírio & Alvim, Janeiro de 2009 ‧
16,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
O presente volume reúne textos que o autor foi publicando ao longo dos anos em diversas edições dispersas e fornece uma visão ampla e esclarecida, não só sobre o panorama das artes plásticas em Portugal, mas também sobre o seu ensino.
«Os textos seleccionados atravessam um período de duas décadas. Possuem dimensões muito diferentes e respondem a estímulos distintos: surgem associados a exposições individuais de artistas consagrados, acompanham primeiras exposições, contextualizam apresentações colectivas no âmbito de uma colecção de arte, decorrem de contextos mui to específicos. Apesar dessa heterogeneidade, entendeu-se apresentá-los sem recorrer a divisões temáticas e por ordem cronológica, reforçando a ideia de uma forte unidade que, pensamos, resul ta da sua leitura. Esta reside, sobretudo, numa atitude de procura sempre do lado do trabalho sobre o qual se reflecte, perto da génese das obras e das questões particulares e gerais da produção artística.
Neste sentido, os textos constituem um esforço de clarificação. Contribuem para o entendimento daquela obra, põem em cena uma atenção aos dispositivos que constituem aquela apresentação e aquela existência no mundo — e no mundo da arte. Uma vez agrupados, todos estes escritos nos parecem andar à volta de um mesmo lugar, ensaiando pretextos para pensar algo que não consegue ser capturado de outro modo.»

Dar Coisas aos Nomes

Escritos sobre arte e outros textos

de Manuel de Castro Caldas

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-37-1365-7
Editor: Assírio & Alvim
Data de Lançamento: Janeiro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 221 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 208
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789723713657

SOBRE O AUTOR

Manuel de Castro Caldas

Nascido em 1954 em Lisboa, Manuel Castro Caldas estudou pintura em Lisboa (E.S.B.A.L.) e em Nova Iorque (Whitney Museum of American Art Independent Study Program), e possui um mestrado em História de Arte, pela New York University. Foi responsável pelas aqui sições da Colecção de Arte Contemporânea Portuguesa da Fundação Luso-Americana em Lisboa. Escreve sobre arte e comissaria exposições num regime eventual. Participa em conferências, seminários e colóquios na área da Crítica, História e Teoria de Arte. Desde 1994 é Director Executivo do Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, Lisboa, onde exerce actividade lectiva.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU