10% de desconto

Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos

Novas Crónicas das Fronteiras da Ciência

de Jorge Buescu

editor: Gradiva, abril de 2003
VENDA O SEU LIVRO i
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 3º ciclo e Ensino Secundário, destinado a leitura autónoma de Temas Científicos.

Como é que a matemática pode ajudar a falsificar euros? Por que é que dizer que «o mundo é pequeno» não é um mero lugar-comum mas uma importante afirmação matemática de consequências ainda imprevisíveis? Qual é a relação do primeiro algarismo dos números que aparecem no jornal com o combate à fraude fiscal? O que foi o programa de Hilbert, por que influenciou todo o panorama matemático de século XX e como se prolonga para o terceiro milénio? Por que é que empilhar laranjas é um notável problema matemático? Por que é que muitas das ideias e receios sobre o ambiente podem não passar de mitos sem fundamento? Quem foram, ou são, Grothendieck e Bourbaki?
Nestas Novas Crónicas pretende-se responder a problemas matemáticos relacionados com as fronteiras da cultura científica actual, mostrando como esta pode ser simultaneamente fascinante, divertida e séria.

Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos

Novas Crónicas das Fronteiras da Ciência

de Jorge Buescu

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726628989
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: abril de 2003
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 209 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 212
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciência Aberta
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Matemática
EAN: 9789726628989
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Fronteiras da ciência

Luis Romariz

Gosto especialmente deste autor, este livro é muito elucidativo sobre matemática e os seus designios, leitura fácil aborda assuntos bastantes interessantes, como o caso do matemático Hilbert e os seus problemas matemáticos.

Jorge Buescu

Jorge Buescu nasceu em Lisboa em 1964. Licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) em 1986, concluiu o Mestrado em Matemática no Instituto Superior Técnico (IST) em 1991 e doutorou-se em Matemática na Universidade de Warwick em 1995. Depois de duas décadas como Professor no IST, é hoje Professor Associado com Agregação na FCUL. É autor de meia centena de trabalhos científicos em revistas internacionais e de mais de duas centenas de artigos pedagógicos e de divulgação, muitos deles nascidos da sua colaboração de quase três décadas com a Ingenium, revista da Ordem dos Engenheiros. Além disso, é autor de mais de uma dezena de livros, da matemática pura e dura à divulgação científica, passando pelo ensaio. Foi Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e é Vice-Presidente da European Mathematical Society. Recebeu o Prémio Rómulo de Carvalho de Investigação e Divulgação, foi nomeado Membro Correspondente da Ordem dos Engenheiros, Membro de Honra da Real Sociedad Matemática Española e Sócio Correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Aquilo de que gosta mesmo de fazer é de contar histórias para quem gosta de as ouvir.

(ver mais)