Coração de Leão
de Rui Pedro Braz
Sobre o livro
Sobre
o LivroRaras vezes na história do futebol um homem terá alcançado maior identificação com os adeptos do seu clube, do que aquela que Ricardo Sá Pinto tem com os sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal. O próprio lema sob o qual se vive o desporto em Alvalade, "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória", parece escrito à medida do actual técnico leonino, como se estas palavras tivessem sido forjadas a partir do suor e da garra que Sá Pinto colocava na disputa de cada lance como se fosse o último. Ao serviço dos leões foi jogador, capitão de equipa, director desportivo e treinador das camadas jovens antes de, por fim, assumir o cargo de técnico da equipa principal do Sporting, posição que assumiu num momento de grande tensão e incerteza no clube, após a falência de mais um projecto desportivo.
A campanha europeia do Sporting desde que Sá Pinto assumiu o comando da equipa é o paradigma daquilo que o jovem técnico quer impor em Alvalade: "Nós somos o Sporting! Não temos medo de ninguém!", uma filosofia que o clube não conhece há muito tempo, provavelmente desde os melhores tempos de Paulo Bento, e que ficou bem demonstrada, quer na Liga Europa, quer nos jogos disputados para a Liga frente a Benfica e FC Porto, os eternos rivais dos leões. Poderá não ganhar sempre, isso é certo, mas o compromisso de que vai encarar todos os adversários de igual para igual já fez com que os adeptos leoninos, mesmo aqueles que no início o encararam com algum cepticismo, se tenham rendido a Ricardo Sá Pinto, identificando-se na perfeição com a marca que o treinador pretende deixar no clube. Afinal de contas, essa tem sido uma constante desde a sua primeira chegada a Alvalade, na já longínqua temporada de 1994/95: uma total e profunda identificação entre Ricardo Sá Pinto e os adeptos do Sporting.
Por tudo isto e muito mais que iremos descobrir ao longo destas 192 páginas, eis uma biografia incontornável para todos os sportinguistas.