Confissão de um Assassino
Relato de uma noite
de Joseph Roth
Sobre
o Livro
«Matei e, mesmo assim,
considero-me um bom homem.»
Sentado ao balcão de um restaurante, ponto de encontro de emigrantes e exilados russos em Paris, Golubchik, antigo agente da Okhrana, a temível polícia secreta do Czar, entrega- -se finalmente ao relato sofrido da sua vida.
À medida que avança, copo após copo, noite dentro, os poucos clientes presentes veem-se embrenhados no fascinante percurso deste homem, desde a sua tentativa em reclamar o nome nobre do seu pai, ao encontro com uma personagem misteriosa que ensombrará para sempre o seu futuro, passando pela sua destrutiva história de amor com uma mulher e pelo seu ódio ao meio-irmão, o Príncipe.
Confissão de um Assassino, romance até hoje inédito em Portugal, é, ao estilo dos grandes romances russos, simultaneamente uma poderosa análise da natureza humana e do poder hipnótico do Mal e um retrato vívido e agitado dos modos e dos acontecimentos mais marcantes de uma época, da Revolução bolchevique ao ambiente de Paris que antecede a Primeira Guerra Mundial.
The Times
«Conciso, trepidante, surpreendente. Joseph Roth consegue o golpe de génio ao escrever um thriller galopante.»
João Gobern, Diário de Notícias
«Um dos aspetos mais notáveis do talento de Roth é a sua versatilidade (…) e, nos últimos anos do seu exílio, com Confissão de um Assassino, conseguiu um livro que, entre o suspense e o livro de espionagem, nos recorda Dostoievski.»
New York Review of Books
A magistral escrita de Joseph Roth, que na sua profundidade e potência,se aproxima,muitas vezes,de mestre Dostoiévski, tem ,nesta história de uma noite,mais uma prova viva. O jogo de desencontros na história do talvez espião/talvez assassino/talvez principe-herdeiro Golubchik , é tecido em tensão permanente,deixando nos suspensos,num relato breve mas precioso. Excelente avanço da cavalo de ferro ,num autor que é,sempre, sinónimo de qualidade!