Coeficientes de transmissão térmica de elementos opacos da envolvente dos edifícios

Soluções construtivas de edifícios antigos.Soluções construtivas das Regiões Autónomas - ITE 54 - 3ª edição

de Rodrigo Rodrigues e Pina dos Santos

editor: LNEC, setembro de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A presente publicação destina-se a apoiar a realização de estudos no âmbito quer da aplicação do Sistema de Certificação Energética (SCE) de edifícios quer das intervenções de reabilitação térmica dos edifícios existentes, eventualmente visando a verificação do cumprimento do Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE).
Neste trabalho apresentam-se fichas sumárias descritivas e identificadoras das soluções caracterizadas e dos respectivos elementos constituintes, bem como os valores convencionais de cálculo das resistências térmicas e dos coeficientes de transmissão térmica de soluções correntes da envolvente opaca dos edifícios construídos, em geral, antes dos anos 50 do século passado. Apresentam-se ainda alguns elementos de caracterização de soluções adoptadas nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Deste modo a presente publicação visa complementar a Informação Técnica Edifícios (ITE) do LNEC denominada Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios. Versão actualizada 2006 (ITE 50).
Os valores convencionais apresentados (Anexo I) foram calculados a partir da definição de soluções típicas adoptadas na construção de edifícios em Portugal e nas Regiões Autónomas, tendo como base valores convencionais das características relevantes (condutibilidades térmicas dos materiais, resistências térmicas superficiais e de espaços de ar) constantes na ITE 50, e a informação prestada por técnicos dos Laboratórios Regionais de Engenharia Civil (LREC) dos Açores e da Madeira.
Em complemento aos parâmetros de caracterização térmica referidos, para cada uma das soluções apresentadas indicam-se, ainda, valores convencionais das respectivas massas superficiais, com o objectivo de apoiar a determinação da massa superficial útil (Msi) necessária à quantificação "detalhada" da inércia térmica interior (It).
De modo a permitir a quantificação expedita de soluções construtivas de paredes sobre as quais se desconhece a respectiva constituição, apresentam-se no Anexo II valores por defeito dos correspondentes coeficientes de transmissão térmica superficial, U. Como é natural, nesta circunstância esses valores têm uma razoável margem de segurança em virtude do conhecimento superficial das soluções a caracterizar.

DESCRITORES Coeficiente de transmissão térmica / Envolvente de edifício / Edifício antigo / Energia em edifício / Madeira(ilha) / Açores

Coeficientes de transmissão térmica de elementos opacos da envolvente dos edifícios

Soluções construtivas de edifícios antigos.Soluções construtivas das Regiões Autónomas - ITE 54 - 3ª edição

de Rodrigo Rodrigues e Pina dos Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724921808
Editor: LNEC
Data de Lançamento: setembro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 206 x 297 x 4 mm
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Engenharia > Engenharia Civil
EAN: 9789724921808