A classificação europeia de reacção ao fogo dos produtos de construção

ITE 55

de Pina dos Santos

editor: LNEC, outubro de 2009
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Após cerca de vinte anos de esforços e de tentativas goradas foram publicadas em 2002 as normas europeias de ensaio e de classificação de reacção ao fogo dos produtos de construção. Neste texto, após uma breve apontamento sobre os antecedentes da nova classificação, apresentam-se os cinco métodos de ensaio adoptados e os critérios gerais do sistema europeu dessa classificação.
Abordam-se, ainda, os aspectos práticos relacionados com a implementação deste sistema, dando-se especial ênfase à possibilidade e limitações da "classificação sem necessidade de ensaio" de um número crescente de produtos de construção.
Em anexo (Anexo I) apresentam-se onze quadros que transcrevem as classificação sem necessidade de ensaio já publicados em decisões comunitárias, abrangendo vários produtos e diversas condições de utilização final, nomeadamente: produtos considerados não- -combustíveis (qualquer que seja a respectiva utilização final); produtos de madeira maciça (incluindo lamelados colados e elementos estruturais) e de derivados de madeira; placas de gesso cartonado; painéis termolaminados decorativos de alta pressão (HPL); revestimentos de piso termolaminados, resilientes e têxteis.
Nesta publicação referem-se, ainda, alguns aspectos relacionados, quer com a adopção da classificação europeia na recente regulamentação nacional de segurança contra incêndio, quer com as vantagens e os desafios colocados aos fabricantes de produtos de construção.

A classificação europeia de reacção ao fogo dos produtos de construção

ITE 55

de Pina dos Santos

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724921839
Editor: LNEC
Data de Lançamento: outubro de 2009
Idioma: Português
Dimensões: 209 x 293 x 9 mm
Páginas: 68
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Engenharia > Engenharia Civil
EAN: 9789724921839