Clube de Combate Feminista
Um manual de sobrevivência (para um ambiente de trabalho sexista)
de Jessica Bennett
Sobre
o LivroParte manual, parte manifesto, O Clube de Combate Feminista é um guia humorístico - mas incisivo sobre como lidar com o sexismo subtil no mundo do trabalho - que oferece conselhos de carreira para a vida real e reforço de humor para todas as mulheres.
Jessica Bennett providencia um novo vocabulário para os arquétipos sexistas que as mulheres enfrentam no mundo do trabalho - como o interruptor, o homem que fala por cima das colegas durante as reuniões, ou o imitador, que está sempre a copiar ideias - e fornece conselhos práticos para que as mulheres possam movimentar-se no campo minado do mundo laboral.
Certeiro e divertido, O Clube de Combate Feminista mistura histórias pessoais com investigações, estatísticas, infográficos e conselhos de peritos, sem m*rdas. Com uma investigação histórica fascinante e um conjunto de dicas para a leitora criar o próprio clube de combate, este livro aborda os comportamentos externos (sexistas) e internos (autossabotagem) que assolam as mulheres hoje em dia.
Booklist
«Um livro que toda a gente devia ler, e não apenas as mulheres».
Glamour
«O Clube de Combate Feminista presta um excelente serviço não apenas às mulheres, mas também ao mundo.»
New York Times
«Um manifesto de serviço público extremamente necessário.»
Playboy
Apesar de ser um livro escrito para mulheres, considero que muitos homens deviam lê-lo para perceberem mais sobre o tema e descobrirem que algumas das suas ações, mesmo que inconscientes, às vezes são sexistas. Reforço o meu ponto já que muitos dos concelhos dados pela autora para vingar no local de trabalho podiam aplicar-se a indivíduos masculinos e já que ha uma parte reservada a nós no final do livro ¿ Eu gostei deste livro. É uma obra que se lê de rajada, não se dá mesmo pelas páginas passarem, mas que tem muita informação para assimilar. Esta obra está dividida em 6 partes e senti que houveram algumas que não percebia ao certo ao que se referiam e considerava que tinham uma construção estranha. Apesar disso, penso que existem muitos pontos que devo ressalvar acerca desta publicação: tem umas ilustrações super divertidas e giras, apresenta-nos factos super engraçados e interessantes, a narração da história está recheada de ironia, o que ajuda a tornar o texto menos denso e mais agradável de se ler. Quanto a pontos desfavoráveis, achei que certos assuntos e até frases se repetiam várias vezes, sendo isto um pouco maçador e houveram alguns pontos em que não concordava com a autora. Assim sendo, tenho uma opinião favorável acerca desta obra, contudo, penso que livros de autoajuda não são um género muito apreciado por mim, o que me leva a atribuir apenas 3 ¿
De leitura obrigatória, este livro não só nos elucida para os vários tipos de comportamentos sexistas no trabalho como ainda nos dá estratégias inteligentes e assertivas para combatê-los! Extremamente bem fundamentado, através do recurso a muitos exemplos, dados estatísticos e estudos! Aqui está um livro brilhantemente escrito e esteticamente apelativo que deveria ser lido por todos: homens e mulheres!
Este livro apresenta diferentes cenários reais e a melhor forma de os enfrentar. É uma óptima obra orientadora para o mundo actual, auxiliando as mulheres a vencer os constantes desafios machistas do dia-a-dia e auxiliando os menos atentos a detectar esses factos.