Cinema Português - Volume II Livro
Um país imaginado – Após 1974
de Leonor Areal
Sobre
o LivroCinema Português - Um país imaginado faz uma abordagem diacrónica do cinema português da segunda metade do século XX, incidindo exaustivamente nos filmes das décadas de 50, 60 e 70, e estendendo alguns ramos pelos anos 80 e 90. O corpus está limitado às longas-metragens de ficção: o universo virtual designado como país imaginado.
O volume II incide sobre o cinema posterior à revolução de 1974, abordando o cinema livre nos seus numerosos vetores temáticos e estéticos. Os dois grandes autores do cinema português, Manoel de Oliveira e João César Monteiro, cujas obras ganham notoriedade sobretudo a partir da década de 70, têm capítulos a eles especialmente dedicados, a que se segue um ensaio sobre a chamada escola portuguesa de cinema. Duas teorias centrais sustentam os resultados desta investigação: a Teoria do Contágio das ideias e a Teoria do Cliché, desenvolvidas no último capítulo de teoria do cinema.
Excelente trabalho de investigação. Provavelmente é um dos melhores e mais extensivos trabalhos algumas vez feitos sobre o cinema português. Indispensável para qualquer estudante de cinema ou teórico da sétima arte. Os dois volumes seguem uma ordem cronológica fácil de compreender, mas ambos os livros podem ser usufruídos em pleno por si só.