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CINEgraMAS

Entre a escrita e o ecrã

de Christopher Damien Auretta

editor: Edições Colibri, janeiro de 2019
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Concebe-se o interstício como o espaço onde cultura e Natureza despertam, digamos, subitamente peregrinas e profusamente disléxicas. No seu despertar insólito, suspende-se a antiga lógica, as antigas proezas e a antiga ordem. Os seus respectivos territórios de protagonismo encontram-se doravante diversamente atravessados e diferentemente mapeados. Ora o interstício sabe comunicar em todas as línguas do universo; sabe ler o livro da Natureza, bem como pertence à casa matricial do ser. No entanto, fala todas as linguagens em simultâneo, misturando nelas as regras e os significados. Aliás, o interstício fala de acordo com a gramática infinita da diferença; daí o interstício ser portador de prodígio e perigo. Quem atravessa o interstício, espalha sismos. Quem desperta para o interstício, deita-se à noite transformado.

Mas sabemos sobejamente o quanto o cinema não é tanto a arte do visível como a arte de revelar uma realidade que só se deixa captar nos interstícios do invisível. O cinema exige a todo o realizador uma decisão artística de peso, a de decidir o que se deve e se pode mostrar por ecrã interposto: ora a visibilidade habitual que caracteriza os nossos dias a que chamamos vida, ora essa invisibilidade iluminada pelo ecrã que é onde se revela a biografia real de seres opacos como nós. A arte do cinema é este prodígio de transformação das regras que governam a nossa existência quotidiana mediante a luz maior da revelação. Não há nenhum turístico velejar possível neste contexto: recordar comporta risco. Recordar impõe (novas) rotas e (novos) escolhos. Contudo, o acto de recordar promete também a possibilidade de novos itinerários a partir dos silêncios e sinistros passados. Afinal de contas, o que é que a vida quer de nós senão a totalidade de tudo quanto somos nos interstícios do nosso terror perante a magnitude transcendente dessa mesma vida?

CINEgraMAS

Entre a escrita e o ecrã

de Christopher Damien Auretta

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896892715
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: janeiro de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 170 x 240 x 31 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 544
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Cinema
EAN: 9789896892715
Christopher Damien Auretta

Christopher Damien Auretta doutorou-se pela Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, EUA. Leciona na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa onde organiza seminários em Pensamento Contemporâneo e na área de Ciência e Literatura, focando, sobretudo, exemplos da representação estética da modernidade técnico-científica. As suas publicações recentes incluem: "Cem dias à sombra da Torre de Babel, Novas crónicas pedagógicas"; "Em torno do pensar na Torre de Babel do Século XXI (micro-ensaios e afins)"; "Ten Essays; Thinking in Babel (poesia)"; "Elogio do Intervalo, Um docente à janela do século XXI"; "Cine(gra)mas, Entre a Escrita e o Ecrã"; "Missivas da Noosfera"; "A Mala Anarquista"; "Diz-Me Tu Quem Eu Sou, Diálogo com Paulo Freire" e "Autobiografia de uma Sala de Aula, Entre Ítaca e Babel com Paulo Freire (com João Rodrigo Simões)" e Discurso do Bastardo.

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Anish Kapoor - Obras, Pensamentos, Experiências

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