Ciências da Natureza e da Sociedade
Numa escola em mutação - Fragmentações, recomposições, novas alianças?
de François Audigier, Anne Sgard e Nicole Tutiaux-Guillon
editor:
Instituto Piaget
‧
ver detalhes do produto
wook deve saber
Este valor 15,00€ corresponde ao preço de venda em wook.pt, o qual já inclui qualquer promoção em vigor.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
wook deve saber
Promoção válida das 00:00 do dia 27-01-2023 às 24:00 do dia 31-12-2023
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
wook deve saber
QUANDO VOU RECEBER A MINHA ENCOMENDA?
O envio da sua encomenda depende da disponibilidade do(s) artigo(s) encomendado(s).
» a disponibilidade mais elevada do(s) artigo(s) que está a encomendar
» o prazo de entrega definido para o tipo de envio escolhido, e
» a possibilidade de atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.
Sendo a sua encomenda constituída apenas por produtos EM STOCK*, irá recebê-la dia útil seguinte ao da encomenda, caso a confirmação do seu pagamento nos seja comunicada até às 12h00 de um dia útil e, no checkout, opte por selecionar o método de envio, pago, CTT EXPRESSO – 24H. Optando por outro método de envio, gratuito, a sua encomenda poderá ser-lhe entregue até dois dias úteis após a receção da confirmação do seu pagamento, se a mesma se verificar num dia útil.
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.
Os produtos com esta disponibilidade têm entrega prevista a partir da data de lançamento.
Tipo de disponibilidade associada a artigos digitais (tais como eBooks, Audiolivros e cheques-prenda digitais), que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda. No caso dos eBooks e Audiolivros, a disponibilização ocorre na sua biblioteca.
O envio da sua encomenda depende da disponibilidade do(s) artigo(s) encomendado(s).
Para saber o prazo que levará a receber a sua encomenda, tenha em consideração:
» a disponibilidade mais elevada do(s) artigo(s) que está a encomendar
» o prazo de entrega definido para o tipo de envio escolhido, e
» a possibilidade de atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.
EM STOCK
Sendo a sua encomenda constituída apenas por produtos EM STOCK*, irá recebê-la dia útil seguinte ao da encomenda, caso a confirmação do seu pagamento nos seja comunicada até às 12h00 de um dia útil e, no checkout, opte por selecionar o método de envio, pago, CTT EXPRESSO – 24H. Optando por outro método de envio, gratuito, a sua encomenda poderá ser-lhe entregue até dois dias úteis após a receção da confirmação do seu pagamento, se a mesma se verificar num dia útil.
* esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e sempre sujeita ao stock existente no momento em que a confirmação do pagamento nos for comunicada.
ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.
PRÉ-LANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm entrega prevista a partir da data de lançamento.
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada a artigos digitais (tais como eBooks, Audiolivros e cheques-prenda digitais), que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda. No caso dos eBooks e Audiolivros, a disponibilização ocorre na sua biblioteca.
Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido, salvo atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.
wook deve saber
Oferta de portes: válida para entregas Standard e em Pontos de Recolha, em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€. Para encomendas de valor inferior a 15€, o valor dos portes é devolvido em cartão Wookmais. Os serviços extra como a entrega ao sábado e Janela Horária têm um custo adicional não gratuito.
Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por Entrega Standard. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.
Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2023. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
Ao mesmo tempo que todas as disciplinas escolares são levadas a reformarem-se, exigências sociais, umas antigas como a educação para a saúde, outras mais novas como a educação com vista ao desenvolvimento sustentável ou a educação para o empreendedorismo batem cada vez mais vigorosamente à porta da escola. Neste processo, as ciências da natureza, principalmente a biologia, as ciências da terra, a química e a física, mas também as tecnologias que lhes estão muitas vezes ligadas, e as ciências do mundo social, principalmente a história e a geografia, mas também a educação para a cidadania ocupam um lugar principal. Fundamentadas sobretudo numa relação empírica com o mundo, elas estão na primeira linha das disciplinas escolares interpeladas por essas orientações e mutações.
As ciências da natureza inserem-se facilmente nos grandes programas de avaliação de tipo PISA que avaliam regularmente a vida escolar, enquanto as ciências do mundo social se mostram mais ligadas às especificidades e particularidades das sociedades e das culturas. Umas e outras são diretamente tocadas pela obrigatoriedade de articulação do que se ensina e do que se discute na sociedade. Tais recomendações dizem respeito aos conteúdos de ensino e de aprendizagem, mas também às práticas aplicadas nas aulas, às finalidades das disciplinas escolares.
As suas mudanças podem assumir a forma de uma recomposição entendida aqui como uma mudança sistémica que obriga a disciplina a reajustar os seus componentes para encontrar um novo equilíbrio. Se algumas disciplinas parecem passar sobretudo por recomposições internas, outras estão diretamente sujeitas a fatores externos: introdução de Educações para... (assim a educação para o desenvolvimento sustentável afeta a geografia, as ciências da terra, a química...), mudanças do sistema disciplinar no qual elas encontram lugar e legitimidade, generalizações de práticas a várias disciplinas a obra fala de recomposições externas: elas necessitam de se confrontar com as mudanças das diferentes disciplinas, o que esta obra se propõe permitir.
Neste livro, qualifica-se este processo como recomposição, recomposição interna quando ele trata das disciplinas de cada domínio, natureza ou mundo social, recomposição externa quando interroga as relações entre estes dois domínios; recomposição porque, para lá dos saberes ensinados e das práticas e dispositivos de ensino, são as relações entre essas disciplinas e, in fine, as suas delimitações e as suas fronteiras que estão em causa.
Contribuições de didatas das ciências da natureza e das técnicas, e das ciências do mundo social, completadas por um olhar de sociólogos da educação, este livro apresenta um conjunto de investigações e de reflexões empíricas e teóricas à volta deste processo. Ele ocupa assim um lugar nos debates sobre o futuro destas disciplinas, logo sobre o futuro das nossas instituições escolares, tendo por objetivo principal a formação dos alunos para o mundo de amanhã, mais amplamente sobre a evolução dos sistemas escolares, muitas vezes suposta necessária devido a mudanças das nossas sociedades.
Mesmo que os alunos nunca estejam presentes mais do que implicitamente, eles não deixam de ser a preocupação maior das análises: que atores sociais, que cidadãos pretendemos nós formar pelo ensino e pela aprendizagem das ciências da natureza e da sociedade? E para que projeto social?
As ciências da natureza inserem-se facilmente nos grandes programas de avaliação de tipo PISA que avaliam regularmente a vida escolar, enquanto as ciências do mundo social se mostram mais ligadas às especificidades e particularidades das sociedades e das culturas. Umas e outras são diretamente tocadas pela obrigatoriedade de articulação do que se ensina e do que se discute na sociedade. Tais recomendações dizem respeito aos conteúdos de ensino e de aprendizagem, mas também às práticas aplicadas nas aulas, às finalidades das disciplinas escolares.
As suas mudanças podem assumir a forma de uma recomposição entendida aqui como uma mudança sistémica que obriga a disciplina a reajustar os seus componentes para encontrar um novo equilíbrio. Se algumas disciplinas parecem passar sobretudo por recomposições internas, outras estão diretamente sujeitas a fatores externos: introdução de Educações para... (assim a educação para o desenvolvimento sustentável afeta a geografia, as ciências da terra, a química...), mudanças do sistema disciplinar no qual elas encontram lugar e legitimidade, generalizações de práticas a várias disciplinas a obra fala de recomposições externas: elas necessitam de se confrontar com as mudanças das diferentes disciplinas, o que esta obra se propõe permitir.
Neste livro, qualifica-se este processo como recomposição, recomposição interna quando ele trata das disciplinas de cada domínio, natureza ou mundo social, recomposição externa quando interroga as relações entre estes dois domínios; recomposição porque, para lá dos saberes ensinados e das práticas e dispositivos de ensino, são as relações entre essas disciplinas e, in fine, as suas delimitações e as suas fronteiras que estão em causa.
Contribuições de didatas das ciências da natureza e das técnicas, e das ciências do mundo social, completadas por um olhar de sociólogos da educação, este livro apresenta um conjunto de investigações e de reflexões empíricas e teóricas à volta deste processo. Ele ocupa assim um lugar nos debates sobre o futuro destas disciplinas, logo sobre o futuro das nossas instituições escolares, tendo por objetivo principal a formação dos alunos para o mundo de amanhã, mais amplamente sobre a evolução dos sistemas escolares, muitas vezes suposta necessária devido a mudanças das nossas sociedades.
Mesmo que os alunos nunca estejam presentes mais do que implicitamente, eles não deixam de ser a preocupação maior das análises: que atores sociais, que cidadãos pretendemos nós formar pelo ensino e pela aprendizagem das ciências da natureza e da sociedade? E para que projeto social?
ISBN: | 9789897591433 |
Editor: | Instituto Piaget |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 160 x 234 x 12 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 228 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Horizontes Pedagógicos |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia |
EAN: | 9789897591433 |