10% de desconto

Cidades Europeias

Nas cartas de Enea Silvio Piccolomini

de Armando Senra Martins

editor: Edições Colibri, junho de 2018
Enea Silvio Piccolomini (1405-1464, Papa Pio I I 1458-1464), apreciado por Jakob Burckhardt pela sua sensibilidade à paisagem, percorreu grande parte da Europa do séc. XV. Neste livro, analisam-se as suas descrições de Génova, Basileia, Passau, Viena e Tabor (na Boémia) sob uma dupla perspectiva: intertextualidade entre Piccolomini e autores seus contemporâneos como Leonardo Bruni, Leon Battista Alberti, Poggio Bracciolini, Pier Candido Decembrio; relação dessas descrições com o momento histórico em que foram produzidas bem como com a biografia do autor e as suas ideias sobre a Europa.

A cidade de Tabor, foco do movimento Hussita, é apresentada por Piccolomini como o ponto mais baixo em uma escala civilizacional, que, tanto no seu aspecto urbanístico como no seu aspecto cívico, ostenta a desordem que advém da heresia. Enquanto a respeito de Génova ou Basileia Piccolomini se pôde socorrer de modelos anteriores (e até para compreender Viena faz auto-citações da sua descrição de Basileia), perante uma cidade como Tabor faltavam-lhe referências ou modelos que lhe permitissem penetrar a opacidade da realidade urbana. a visão de Piccolomini, contudo, tem o mérito de perceber a ligação entre a ausência de arquitectura e de arte sacra entre os Hussitas e os princípios doutrinais do movimento com a sua ênfase na pregação e no entendimento da Escritura. E isso prova que era um leitor atento do espaço urbano nas suas relações com as sociedades e ideias que o produzem.

Cidades Europeias

Nas cartas de Enea Silvio Piccolomini

de Armando Senra Martins

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896897147
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: junho de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 234 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 194
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Literatura de Viagem
EAN: 9789896897147
Armando Senra Martins

Armando Senra Martins é docente da Universidade de Évora e investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.
Tem publicado estudos sobre Enea Silvio Piccolomini, humanismo português e literatura latina dos sécs. XVI-XVIII, com especial interesse em obras técnicas (teses universitárias, casuística).

(ver mais)
Viagens com os Meus Amigos

Viagens com os Meus Amigos

10%
Chiado Books
8,00€ 10% CARTÃO
Vinte e um Dias de Bote

Vinte e um Dias de Bote

10%
Edições Esgotadas
10,00€ 10% CARTÃO