10% de desconto

Central Tejo - Uma Biografia (1909-1990)

Volume I

de Fernando Faria, Pires Barbosa e Luís da Cruz

editor: Documenta, novembro de 2016
Este livro é o primeiro de três volumes de uma biografia. Essa biografia conta a vida da Central Tejo. Longa, variada e dinâmica, é uma vida feita de várias vidas.

A primeira (1909-1990), a que corresponde este Volume I, é a vida da Fábrica da Electricidade. É uma vida de estórias e de histórias - história tecnológica, história económica, história social. Se hoje não imaginamos a nossa vida sem electricidade, pensemos o que a chegada da electricidade representou para a vida que a não tinha antes. Foi como se o mundo por ela iluminado se tivesse encantado, transfigurado, magnificado, tornando-se outro. A Ode Triunfal, escrita, em 1914, por Fernando Pessoa através de Álvaro de Campos, é um grandioso testemunho desse relâmpago de realidade que a electricidade foi, dando à voz febril do poeta um altivo ímpeto futurista.

[…] Ao contar a vida da Central Tejo, esta obra mostra-nos essa vida a ir ao encontro da vida das pessoas. É, por isso, que, neste lugar e nestes edifícios, os visitantes procuram uma descoberta que se parece com um reconhecimento.

A ligação da Central Tejo à comunidade, que, por mandato da empresa que a criou, a Fundação EDP, todos os dias renova e revigora, é, para nós, uma inspiração, uma responsabilidade, um desafio.

Esta biografia é uma viagem no tempo deste espaço e no espaço deste tempo. Obra de investigação histórica, colige, usa e interpreta fontes documentais e testemunhais. Para o fazer, convoca várias especialidades e disciplinas. É, por isso, que Central Tejo - Uma biografia inscreve a imagem de uma Fundação que obtém de uma grande empresa o que restitui à sociedade, entregando à criatividade e à imaginação a memória que recebe e assim acrescenta.
[Fundação EDP]

Em colaboração com a Fundação EDP.

Central Tejo - Uma Biografia (1909-1990)

Volume I

de Fernando Faria, Pires Barbosa e Luís da Cruz

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898834492
Editor: Documenta
Data de Lançamento: novembro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 246 x 296 x 46 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 376
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789898834492