10% de desconto

Carta Sobre a Fortuna

de Matias Aires

editor: Padrões Culturais, março de 2010
VENDA O SEU LIVRO i
Juntamente com Reflexões sobre a Vaidade dos Homens, a Carta sobre a Fortuna veicula as reflexões filosóficas de Matias Aires, pensador luso-brasileiro de setecentos, a quem a estada em França, os contactos que aí estabeleceu e os estudos na Academia Real de Ciências de Paris converteram num dos principais iluministas portugueses e que inexplicavelmente permaneceu esquecido em Portugal durante todo o século XIX e grande parte do século XX. A Carta sobre a Fortuna não pode ser dissociada da experiência pessoal de Matias Aires, que assistiu à árdua e humilhante tentativa por parte do pai de abrir caminho dentro da organização social existente que distinguia os que, apesar de toda a sua opulência, não tinham sangue nobre. Este texto funciona, para além de uma meditação filosófica que demonstra o carácter ilusório da fortuna e refuta a procura de uma felicidade assente em atributos exteriores e sociais, também como uma espécie de catarse de quem viveu nesse engano uma boa parte da sua vida e está agora consciente que a verdadeira felicidade é interior e espiritual.

Carta Sobre a Fortuna

de Matias Aires

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899601277
Editor: Padrões Culturais
Data de Lançamento: março de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 140 x 210 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 64
Tipo de produto: Livro
Coleção: Earth Gift
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 9789899601277
e e e e E

Mordaz

André Lamas Leite

Um livro que marca pelo pessimismo nele reinante, de alguém que, no fim da vida, olha para o passado e celebra a sua má fortuna, escrito de forma acutilante e mordaz.

e e e e E

Um hino à simplicidade

André Lamas Leite

Um hino ao pessimismo e à desilusão com a vida quando esta se encontra próxima do fim. Uma ode à simplicidade, pois como o autor bem refere, de modo poético, no fim é apenas a forma como tomamos os outros que importa.

Matias Aires

Escritor português nascido em 1705, no Brasil, onde se encontrava a sua família, Matias Aires Ramos da Silva de Eça fez estudos universitários em Coimbra e Paris. Em 1723, ocupou o cargo de provedor da Casa da Moeda, em Lisboa. A sua obra maior intitula-se Reflexões sobre a Vaidade dos Homens (1752), um ensaio filosófico que reflecte o seu conhecimento das Letras francesas. A obra foi reeditada em 1778, passando a incluir o texto Carta sobre a Fortuna. Matias Aires morreu em 1763.

(ver mais)
Da Grandeza da Alma

Da Grandeza da Alma

10%
Largebooks
14,00€ 10% CARTÃO
Nova Teoria da Felicidade

Nova Teoria da Felicidade

10%
Dom Quixote
15,50€ 10% CARTÃO