Canção de Embalar de Auschwitz
de Mario Escobar
Sobre
o LivroSobre a lama negra de Auschwitz que tudo devora, Helene Hanneman levantou uma creche no Campo Cigano. Nesse lugar, onde a felicidade é proibida, a jovem mãe ajuda a sobreviver a pouco mais de uma centena de crianças e, a pesar do horror do campo de extermínio , Helene não desiste, nunca perde a vontade de viver nem de ajudar e ensina-nos uma lição maravilhosa sobre a coragem. Um romance emocionante baseado em factos reais, que resgata do esquecimento uma das mais comoventes histórias de heroísmo de uma mãe alemã no meio do terror nazista. Inspirado numa história real, Canção de embalar de Auschwitz é uma homenagem à bondade, à coragem e à generosidade das pessoas comuns.
Um relato comovente em que se entrelaçam a vida de prisioneiros ciganos, judeus e alemães, que lutam por sobreviver no inferno do maior campo de extermínio da História.
Mais um retrato daquilo que foi o passado tenebroso. De leitura muito pesada, este livro é dos melhores que já li sobre a temática. Aborda os judeus e também a comunidade cigana que muitas vezes é esquecida quando se fala em Holocausto.
Muito bom. Traça um retrato pungente das atrocidades a que nem as crianças escaparam em Auschwitz
O livro é espetacular. Classifica-se como um dos meus livros favoritos. O autor consegue expressar-se através de palavras simples que apelam aos nossos sentimentos e, desta forma, levar-nos a que perceber o sofrimento que assolava Auschwitz. Para além da sua escrita maravilhosa, o enredo é espetacular, retratando de uma forma crua este mesmo sofrimento. É daqueles livros que se agarra e não se larga até acabar.
Uma leitura simples, uma história de sobrevivência e o retrato de quem não sobreviveu ao holocausto, infelizmente uma realidade para a humanidade
Apesar de já ter lido vários livros sobre a Segunda guerra mundial, parece que há sempre algo novo a aprender, algo que nos surpreende ainda mais. Uma leitura fabulosa que nos deixa completamente sem palavras, que nos deixa a pensar como pode o ser humano tratar os da mesma espécie de uma forma tão crua. Baseado em factos reais, o que nos deixa ainda mais perplexos com a maldade humana. Recomendo a 100% a leitura deste livro.