20% de desconto

Belém e a Exposição do Mundo Português

Cidade, urbanidade e património urbano

de Pedro Rito Nobre

editor: Livros Horizonte, fevereiro de 2020
VENDA O SEU LIVRO i
Em 1940 decorreram em Portugal as Comemorações dos Centenários da Independência de Portugal e da sua Restauração, de cujo programa sobressai a Exposição do Mundo Português, um dos eventos culturais mais destacados do Estado Novo. Belém foi o local estabelecido para a implantação deste certame e, aqui questionamo-nos sobre o que existia em Belém previamente, e mais concretamente sobre como se agiu no momento da sua edificação. Quais as modificações operadas naquele lugar? E de acordo com que critérios se interveio? E qual o impacto da Exposição no futuro urbano de Belém? Entendendo que estas e outras questões não estavam suficientemente desenvolvidas, enveredámos pelo caminho que relaciona a edificação da Exposição do Mundo Português com os universos da cidade, da urbanidade e do património urbano.

Belém e a Exposição do Mundo Português

Cidade, urbanidade e património urbano

de Pedro Rito Nobre

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722419482
Editor: Livros Horizonte
Data de Lançamento: fevereiro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 154 x 236 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 172
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789722419482
e e e e E

Um belo regresso ao passado

Rita Oliveira

Muito interessante conhecer o que era a Belém antes da exposição e como destruíram um bairro implantado e consolidado para construir uma exposição que pretendia vender Portugal ao mundo. Com fotografias de época que nos levam a viajar no tempo. Excelente para quem se interessa pelo período do Estado Novo e pelas suas diversas técnicas de propaganda.

Pedro Rito Nobre

Pedro Rito Nobre (Lisboa, 1980). Licenciado em Arquitetura pela Universidade Moderna de Lisboa, em 2004, iniciou a atividade profissional na Unidade de Projeto de Alfama – gabinete da Câmara Municipal de Lisboa com o propósito da reabilitação, latu sensu, daquele bairro.
Desde 2006, desenvolve a sua atividade profissional nas várias fases de projeto e obra, até ao momento presente, em que assume a direção técnica e criativa da Esfera de Imagens – simultaneamente atelier de arquitetura e empresa de construção/reabilitação.
O interesse pelo universo da reabilitação patrimonial, e pela reflexão sobre a ideia de património, que iniciou logo no decurso da licenciatura, conduziu-o ao mestrado em Património, variante Património Urbano, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cuja dissertação de mestrado, defendida em janeiro de 2011, foi publicada com o título: Belém e a Exposição do Mundo Português.

(ver mais)
O Emblema da Cidade de Lisboa

O Emblema da Cidade de Lisboa

20%
Livros Horizonte
9,29€ 11,61€
portes grátis