Avareza Livro
Os documentos que expõem a riqueza, os escândalos e os segredos financeiros da Igreja do Papa Franciscco
de Emiliano Fittipaldi
Sobre
o LivroHá muitos anos que se suspeita que a Igreja Católica caiu no pecado mortal da Avareza. Mas só agora, graças à investigação minuciosa de Emiliano Fittipaldi, foi possível reunir uma verdadeira avalanche de provas.
Uma série de documentos internos do Vaticano lançam um retrato perverso do império financeiro da Igreja: os luxos que se concedem aos cardeais, as fraudes fiscais de milhões de dólares, os avultados investimentos imobiliários por todo o mundo e os gastos exorbitantes da Cúria. Quão grande é, e onde se encontra o património do Vaticano? Qual o destino do dinheiro dos donativos? As respostas a estas questões, reveladas por Fittipaldi, surgem num momento crucial na história do Vaticano, em que o Papa Francisco assume o desafio hercúleo de enfrentar a Avareza que corrói a própria essência da Igreja. Mas embora mereçam a condenação do Papa, os pecados podem ser já demasiado grandes para serem facilmente perdoados. Leia e decida por si.
Gostei deste livro pela tentativa em desmontar algumas incoerências da vida do Vaticano. Recomendo para quem goste deste tema.
Excelente livro para ler nas férias. É absolutamente viciante. Com muitos detalhes sobre a obscuridade do Vaticano. Aconselho vivamente a quem gosta deste tipo de livros
Oportunidade perdida, é a que me ocorre após ler este livro. As inúmeras investidas, sobretudo da Justiça Italiana, aos negócios pouco claros da Igreja Católica, e a informação providenciada pelo Vatileaks - uma fuga de informação proveniente de documentos da Santa Sé, que expôs a corrupção que grassa nas instituições do Vaticano, fuga essa despoletada pela publicação de uma troca de cartas entre o Arcebispo Carlo Maria Viganó e Ratzinger, em que denuncia alegadas fraudes e abusos, e por trás das quais estaria o Cardeal Tarcisio Bertone, à data Secretário de Estado do Vaticano e um dos todo-poderosos da Santa Sé - foram a principal fonte de Fittipaldi, da qual resultou este Avareza. O que poderia ter sido uma abordagem estruturada à corrupção e Poder na Santa Sé, ficou-se por uma mera e ligeira descrição factual de casos, sem qualquer fio condutor, quer temporal, quer estrutural. No final, a única coisa que se extrai destas 256 páginas é: há hipocrisia, corrupção e luta pelo Poder no Vaticano, e o Papa Francisco está a tentar colocar a casa em ordem (algo mais do que evidente assim que foi eleito). O que é muito pouco e banal. As cópias de alguns documentos internos poderiam ter sido substituido por organogramas e/ou cronogramas, com evidentes vantagens. É pena. Um livro que poderia ter sido muito interessante resume-se a pouco mais que uma amálgama algo confusa de acontecimentos. Mesmo assim, quem tiver paciência e interesse particular pela matéria, não dará o seu tempo por completamente perdido.
Quase obrigatório ler para entender o mundo da igreja (vaticano)
O seu autor ao longo do livro retrata uma série de segredos bem escondidos do Vaticano. Uma investigação profunda e interessante sobre o maior protectorado no mundo.
Emiliano Fittipaldi fez um trabalho por excelência ao levantar o véu sobre o que a sociedade à muito sabia sobre o destino dos milhões que pertencem à Igreja Católica. Um livro cativante e a não perder.
Livro que nos revela muitos do segredos do Vaticano e da Igreja Católica. O seu autor vai ao fundo das questões
Mt esclarecedor.a verdade nua e crua, doia a quem doer!
Pese embora todos os esforços que vem sendo feitos pela igreja católica para renovar a sua imagem e assim reforçar a sua crença, esta é uma situação que não constitui afinal senão uma aproximação aos tempos, que tal exigem a todos. Porém, a verdade é que no passado terão ocorrido experiencias que este documento dá a conhecer que muitos não imaginariam sequer, e que alguns mesmo não acreditam. Contudo, a verdade é que todas as religiões terão seguramente os seus devaneios e historias para contar, e melhor será não ficar o convencimento que este testemunho, a ser totalmente verdadeiro, é apenas o espelho de uma religião cristã privilegiada, porque possui um maior numero de seguidores, pois a verdade é que cada qual deverá fazer uma analise introspetiva antes de criticar, pois a religião são os homens que a praticam, desenvolvem e ajustam... De qualquer forma, um interessante relato que poderá traduzir muita da realidade existente em cada qual, sem exceção.