10% de desconto

Aura Seabra Morais Afonso

Família, Engenho e Arte

de Rogério Seabra Cardoso
idioma: português, português, português
editor: Edições Esgotadas, janeiro de 2018
12,00€
10% DE DESCONTO CARTÃO
"Do início ao fim da vida, cruzamo-nos com outras vidas, umas vezes episodicamente, outras de forma duradoura. no seio da família, são os membros mais próximos a marcarem a nossa existência. Emprestam-nos modos de falar, jeitos para solucionar problemas, procedimentos, gostos, histórias passadas, experiências e vivências. Casos há de pessoas portadoras de valores e crenças que influenciam boa parte do nosso comportamento. na vida de Aura, não foi apenas importante a sensibilidade artística recebida nos genes paternos. Há, também, todo um acervo de valores provenientes de um conjunto mais vasto de familiares.
Quando, em 1912, ocorre o casamento dos pais de Aura, são duas famílias, cheias de conhecimentos e vivências que, ao unirem-se, constituem o ambiente propício ao despertar de Aura para os grandes enigmas da vida. (...) a obra de Aura, a artista que pede licença por ter talento, como alguém escreveu sobre ela, ficou a meio caminho. Mas o que Aura realizou, o que suas mãos criaram, é bom demais para permanecer no esquecimento. Eis a razão de ser deste livro, onde reuni o que ficou da obra, enquadrando a sua vida no contexto mais vasto da família e da história."
Rogério Seabra Cardoso, in Nota do Autor

Aura Seabra Morais Afonso

Família, Engenho e Arte

de Rogério Seabra Cardoso

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898801517
Editor: Edições Esgotadas
Data de Lançamento: janeiro de 2018
Idioma: Português, Português, Português
Dimensões: 150 x 230 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 186
Tipo de produto: Livro
Coleção: Percursos
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789898801517

SOBRE O AUTOR

Rogério Seabra Cardoso

Rogério Afonso Seabra Leitão Cardoso nasceu em 1943, em Viseu, cidade onde cresceu e estudou. Em 1960, passou a residir em Lisboa. Terminou o secundário no colégio O Académico e frequentou a Escola Superior de Belas Artes. Posteriormente, licenciou-se em História (1968). Começou a lecionar na Escola Industrial Marquês do Pombal e, em 1969, foi admitido, como redator, na Repartição de Estudos e Publicações, da SEIT. Iniciou-se, então, na pesquisa documental e no gosto pela escrita, tendo colaborado no Panorama e no Observador, entre outras publicações.
Em março de 1972 foi mobilizado para Moçambique, Zona Operacional de Tete, como oficial miliciano, especialidade de Ação Psicológica. Recebeu louvor publicado pelo Comando (maio de 1973). Regressado a Lisboa (junho de 1974), ingressou na carreira técnica superior e coordenou o grupo que criou o Centro de Documentação do Ministério da Comunicação Social, Centro que dirigiu até 1991. Requisitado para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (1992) e tendo a seu cargo a Direção dos Serviços de Documentação, realizou uma série de estudos sobre a história da atividade assistencial da SCMI, trabalhos concretizados na obra Provedores da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: 1851-1998 e numa séria de artigos publicados nas revistas Cidade Solidária e Santa Casa. Aposentou-se em 2004.
Pós-graduado em Ciências Documentais (UAL), foi formador da Direção Geral da Administração Pública.
Lecionou nas Escolas Ferreira Borges e Machado de Castro (1974 – 1977) e foi professor de técnicas especiais (jornalismo), na Escola Secundária de Cascais (1986 a 1988), vila onde residiu entre 1982 e 1995.
Publicou, em 2010, Rota Sem Fim, livro de memórias da guerra em Moçambique (1ª edição, Areias do Tempo; 2ª edição, 2018, Edições Esgotadas), em 2011, Fábulas Familiares (Coimbra, Areias do Tempo) e, em 2014, A vida em tuas mãos, Edições Esgotadas.
Vive em Viseu onde assegura e executa os trabalhos agrícolas na pequena quinta da "Eira Velha", em Torredeita.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR