As Guerras do Trigo
Uma história geopolítica dos cereais
SINOPSE
A guerra que Putin impôs à Ucrânia trouxe os cereais para o primeiro plano das preocupações mundiais. Sempre que as rotas do trigo, mais antigas do que a palavra escrita, são bloqueadas ou redireccionadas, os armazéns esvaziam-se e surge a ameaça da fome. Os impérios modernos prosperaram no controlo do pão. O historiador Scott Reynolds Nelson faz neste livro o levantamento de como ao longo de séculos os cereais foram um agente silencioso de revoltas e revoluções, de agressões militares e convulsões sociais. A situação actual é apenas mais um episódio numa longa e dramática história. Não por acaso, este livro começa em Odessa, ponto nevrálgico da distribuição de cereais.
CRÍTICAS
«As Guerras do Trigo é a melhor obra de História que li em muito tempo. Com inteligência e sensatez, revela como conspiradores e chefes de Estado, trabalhadores e empresários, filósofos e economistas, transformaram a disputa humana pelo pão de cada dia em guerras e impérios, revoluções e conquistas, banquetes e fomes. Esta obra conduz os leitores desde os celeiros e as antigas rotas comerciais da Europa até à Guerra Civil dos EUA e ao fim da escravatura, à fundação de impérios, aos massacres da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa e, finalmente, ao nosso mundo contemporâneo, interligado e profundamente desigual. Pelo caminho, Scott Reynolds Nelson dá nos a conhecer os indivíduos que fizeram e refizeram este mundo. Alguns são novos e bem vindos desconhecidos, e outros — como Abraham Lincoln e Vladimir Lenine — são apresentados de uma forma tão diferente que é como se os encontrássemos aqui pela primeira vez.»
Andi Zimmerman, Universidade George Washington
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789895364718 |
| Editor: | Livros Zigurate |
| Data de Lançamento: | outubro de 2022 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 133 x 233 x 26 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 384 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
História
>
História em Geral
|
| EAN: | 9789895364718 |
OPINIÃO DOS LEITORES
Como pão para a boca
Gonçalo Gomes
"Casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão". Este livro explica, de forma informada e aprofundada, a veracidade por trás do adágio popular, mostrando como, um pouco por todo o mundo, o trigo (e os cereais, numa perspectiva mais ampla) constitui um importante poder, que muitas vezes é disputado com violência.
Os cereais e a guerra
AJMCS
Um livro que oferece uma perspetiva inovadora sobre o papel decisivo que tiveram os cereais, em particular o trigo americano, nas relações de poder entre estados desde a Guerra Civil Americana, Revolução Russa, Primeira Guerra Mundial até aos tempos presentes. Recomendado.
QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU
-
Breve História Mundial da Esquerda10%Livros Zigurate21,20€ 10% CARTÃOportes grátis
-
Uma História Laica do Médio Oriente10%Temas e Debates20,90€ 10% CARTÃOportes grátis