10% de desconto
editor: Assírio & Alvim, julho de 2010

«A folha de papel pode ser encarada de formas diferentes. Quase tantas quantos os artistas que alguma vez se debruçaram sobre uma folha branca para nela realizar um desenho. Mesmo assim, é possível mapear atitudes análogas entre alguns artistas.
Esta exposição, centrando-se em três artistas portugueses — Carla Filipe (Aveiro, 1973), João Tengarrinha (Lisboa, 1970) e Paulo Brighenti (Lisboa, 1968)—quer explorar uma metodologia particular do acto de desenhar. Um processo que se centra numa luta entre o artista e a folha de papel, e o resultado desse combate (onde a fisicallidade está intensamente presente) descobre-se nas marcas deixadas na folha.Umprocesso no qual o corpo do artista dança (no sentidomais amplo o termo ‘dança’ pode significar) em frente a (e com) o papel.
Um desenho de performance ou uma performance do desenho. Não nas linhas da prática de artistas como Yves Klein e as suas antropometrias,mas antesmais perto da atitude dos expressionistas abstractos, umdesenho-acção. A folha de papel é uma arena de experimentação. Sofre nasmãos do criador. É esticada, molhada, varrida, rasgada. Explorada até ao limite. Contudo, nem sempre o que se vê na obra finalizada revela o processo de feitura.Muitas destas performances acontecem na solidão do estúdio, em privado, invisíveis ao olhar estranho. O papel do estúdio é assim central no pensamento da exposição, pois este espaço é também uma arena onde decorre o confronto (físico e mental), onde a obra acontece. De certa forma, esta exposição quer reflectir a própria missão da Fundação Carmona e Costa enquanto espaço para o Desenho. Uma casa com vários quartos e aberta a várias perspectivas e formas de pensamento sobre esta disciplina. Esta é apenas mais uma.»
Filipa Oliveira

Arena

de Carla Filipe, Paulo Brighenti e João Tengarrinha

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-37-1519-4
Editor: Assírio & Alvim
Data de Lançamento: julho de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 211 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Coleção: Arte e Produção
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Outras Artes
EAN: 9789723715194
Três Histórias Desenhadas

Três Histórias Desenhadas

10%
Assírio & Alvim
15,50€ 10% CARTÃO
portes grátis
Amadeo de Souza Cardoso - Fotobiografia

Amadeo de Souza Cardoso - Fotobiografia

10%
Assírio & Alvim
40,00€ 10% CARTÃO
portes grátis