10% de desconto

Apóstata! Porque Abandonei as Testemunhas de Jeová

de António Madaleno

Livro eBook
editor: Arena PT, março de 2020
Um relato pessoal sobre as Testemunhas de Jeová escrito por um ex-membro da organização que a acusa de ser uma "seita destrutiva". As regras e mentiras contadas por um homem que durante mais de 30 anos pertenceu às Testemunhas de Jeová.

António Madaleno tinha cerca de um ano de idade quando as Testemunhas de Jeová bateram à porta dos seus pais. A partir daí, foi educado segundo as doutrinas e normas da organização Torre de Vigia.
Não celebrava o Natal nem aniversários, não cantava o hino nacional na escola, andou de porta em porta a espalhar a mensagem apocalíptica da Torre de Vigia, subiu na hierarquia da organização e chegou a ancião. Até que um dia começou a questionar tudo.
Primeiro foi a questão da proibição de transfusões de sangue em membros das Testemunhas de Jeová. Depois, muitas outras questões surgiram. Quanto mais investigava, mais incrédulo ficava em relação às doutrinas da religião.
Após uma crise de consciência decidiu deixar tudo para trás, tornando-se desde então um activista contra as seitas destrutivas e grupos de alto controlo.

«A partir da sua longa experiência pessoal, António Madaleno revela alguns segredos e parte do funcionamento interno das TJ de que a maioria dos seguidores da religião não tem conhecimento. Mais do que um livro-denúncia, é um livro-testemunho que deveria ser lido pelos milhões de Testemunhas de Jeová que dão tanto das suas vidas a uma organização de que sabem tão pouco.»
Bruno Vieira Amaral, escritor

«Viver a fé exige uma liberdade e uma responsabilidade que recusa a violentação da consciência. Uma fé responsável desperta consciências, não as atrofia. Este é um retrato de um percurso de uma outra forma de viver a fé.»
Miguel Marujo, jornalista

«Mais do que uma viagem às suas memórias, Apóstata! é um documento único sobre o universo das Testemunhas de Jeová em Portugal e no mundo.»
Tânia Pereirinha, jornalista

«Apóstata! é uma viagem pela verdade indesmentível das TJ, uma obra a ler sem dogmas, uma história de vida... que ninguém deve querer ter!»
António Veladas, jornalista

«Absolutamente essencial para conhecer os bastidores desta suposta religião, onde afinal prevalece a mentira, a falsa profecia, a hipocrisia e o desrespeito pela vida humana.»
Alexandre Ramos, psicólogo e investigador

«Um livro impactante, simples, claro e fácil de ler. Desejo que este livro ajude pessoas aprisionadas em alguma seita e as liberte da pior prisão que existe: a da consciência.»
Maria Helena Costa, autora de Quem é? — Abra a Porta ao Mundo Secreto das Testemunhas de Jeová e Descubra o Que Elas Não Lhe Dizem

«Ao longo das páginas de Apóstata!, revi-me em diversos momentos da minha infância e adolescência, enquanto Testemunha de Jeová. Agora, como psicóloga clínica e psicoterapeuta, recomendo a leitura a quem queira compreender ou simplesmente conhecer como funcionam grupos de controlo mental.»
Ana Caetano, psicóloga

«Madaleno é uma pessoa rara. É um pesquisador notável, crítico e inteligente. Seu trabalho abnegado tem resultado em uma exposição maciça da seita do movimento da Torre de Vigia. O resultado são milhares de vidas salvas e impactadas.»
Osmanito Torres, autor de De Ancião a Apóstata

Apóstata! Porque Abandonei as Testemunhas de Jeová

de António Madaleno

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896659141
Editor: Arena PT
Data de Lançamento: março de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 231 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789896659141
e e e e e

Joëlle Seabra

Joelle Seabra

Muitos parabéns pelo seu livro. Á medida que ia lendo, via-me na personagem, embora sendo mulher. Um livro imparcial, relatando ponto por ponto às infindáveis obrigações que são impingidas. A dor e humilhação da desassociação. Descobri no seu livro, coisas que eu desconhecia totalmente, mesmo tendo permanecido lá uma longa vida, desde que nasci até aos meus 42 anos. Um livro que merece sem dúvida ser lido, por quem pensa estudar com as Testemunhas de Jeová, quem é Testemunha de Jeová e quem já não Testemunha de Jeová. Muitos parabéns

e e e e e

Parabéns ao autor por todo o conteúdo

Miguel

Excelente livro. O António Madaleno faz nos mergulhar na religião das testemunhas de Jeová, com bastante clareza, conseguimos evidenciar o que se passa lá dentro. Um livro fácil de ler, bem detalhado e que pode ajudar a despertar as mentes.

e e e e e

Bem haja este senhor com coragem

Paula Baptista

Parabéns pelo o seu livro gostei muito de ler .e a realidade as pessoas estão cegas . Tenho fé que este livro vai ajudar muito pessoas estão numa seita obrigada ¿ mais uma vez o faz por nós todos bem haja

e e e e e

Um testemunho real e cativante

Rúben Silva Pinho

Um livro que se abre ao leitor num testemunho real, vibrante e despido de qualquer preconceito. É sem dúvida uma leitura muito agradável, não só pelo seu conteúdo que é de uma extrema relevância e generosidade, mas também pela forma em que está escrito. A nível pessoal, ajudou-me imenso a ver aquilo que estava muito para além do meu conhecimento desta seita e, por fim, a libertar-me da mesma. O meu muito obrigado ao autor!

e e e e e

Fabuloso

José Janeiro

Acabei de ler o livro. Recomendo a quem se interessa, ou não, por estes temas, globalmente sobre religiões. É por isso um livro imprescindível para aqueles que buscam conhecimento. Numa linguagem clara, objectiva e eficaz o António Madaleno, relata a sua historia dentro de uma organização que é uma seita destruitiva. Está muito bem fundamentado e muito bem estruturado. Aconselho vivamente a leitura para os que estão fora entendo e não queiram entrar e os que estão dentro se libertem dessas grilhetas pouco saudáveis. A comprar por certo e não é para ficar na prateleira é para ler.

e e e e e

Recomendo

Sara

Um excelente livro. Muito esclarecedor para quem nao conhece a seita e um verdadeiro encorajamento para quem a conhece e pretende libertar-se de uma vida regida pelo MEDO....que foi o sentimento com que vivi desde que nasci até aos 35 anos. Só tenho a agradecer ao António Madaleno pela coragem que demonstrou e continua a demonstrar e por este livro que considero foi para mim o primeiro passo para a minha liberdade e bem estar emocional. Gratidão!

e e e e e

Um trabalho de amor

Eva Monteiro

Li este livro em preparação para uma entrevista no podcast Portugal de Culto. Foi uma leitura extraordinária que me elucidou não só em relação à forma como as Testemunhas de Jeová, enquanto instituição, se transformaram numa seita destrutiva, mas acima de tudo, em relação à vivência de profunda fé dos seus seguidores. Este é um trabalho de coragem, de reflexão, mas acima de tudo, é um trabalho de amor. Mostra que por vezes, é preciso recuar de uma organização para reencontrar a pureza da fé de um verdadeiro crente. E mostra que as pessoas que se vêem inseridas em grupos de alto controlo são apenas pessoas imensamente dedicadas que se viram apanhadas num momento de enorme fragilidade. Recomendo vivamente não só o livro do António Madaleno mas todas as suas entrevistas em rádios, programas de TV e canais de YouTube, assim como o seu curso acerca de seitas destrutivas. O autor claramente fez uma extensa pesquisa e este livro é útil não só para ex-Testemunhas de Jeová, mas também para familiares e amigos de pessoas que se tenham juntado a um qualquer grupo de alto controlo, seja ele religioso ou não. Foi um prazer fazer esta leitura e ver como o autor consegui em simultâneo ser extremamente frontal e bem documentado, mas também profundamente humano e dedicado, respeitoso de todos os que o rodeiam, sem julgar a sua fé ou escolhas de vida. Espero um dia ler mais livros escritos pelo António Madaleno e espero que muito mais pessoas leiam este livro incontornável!

e e e e e

A verdade sobre ´´A Verdade´´

João Pinheiro

Tal como o António, eu também fui uma Testemunha de Jeová. Fui-o de modo ativo durante cerca de vinte anos, com um intervalo de dez pelo meio. Eu não nasci nesta religião e isso fez com que estivesse sempre alerta e lutasse continuamente para aceitar os ensinos ridículos, as distorções da Palavra de Deus, que os seus dirigentes promovem. No dia 25 de Abril deste ano, o Dia da Liberdade, aos 52 anos, desvinculei-me totalmente desta organização que, sei, é puramente comercial. Tudo aquilo que o António relata é absolutamente real e verdadeiro! Esta seita destrutiva mina a paz de qualquer ser humano, destrói a sua vida familiar. Como alguém já afirmou, esta religião não é Cristã, pois como pode uma Organização baseada no medo e no dinheiro ser Cristã? Um livro a não perder, que o/a levará numa viagem pelo mundo secreto e podre da Organização que se autoproclama representante de Deus na Terra.

e e e e e

Uma revelação de coragem

Cláudia Saraiva

Cresci sempre a ouvir esta doutrina TJ. Batizei-me em 2011 e dissociei-me em 2022. Foram anos de falsas amizades, de medo de ser eu própria, de desconfiança de quem se relaciona connosco. Um casamento frustrado e muito ostracismo. Felizmente eu sempre tive raízes fora deste grupo controlador, se não tivesse essa ajuda seria provavelmente mais uma vítima do suicídio. Este livro fala de tudo o que as pessoas precisam saber antes de irem na conversa de quem lhes oferece um estudo bíblico sem compromisso. Infelizmente a lavagem cerebral é tão grande que muitos não terão coragem para lê-lo. Porém aconselho que o leiam e que tenham a coragem que muitos estão a ter de se libertarem destes grupos manipuladores, seitas. Acreditar ou não em Deus é uma crença que nada tem a ver com ensino religioso. A fé de cada um e suas crenças é algo totalmente individual. Parabéns António Madaleno por este livro. Revi muitos episódios da minha amarga experiência. Apesar de já estar fora da seita, depois de ler este livro tomei a forte decisão de me dissociar, ou seja cortar definitivamente e oficialmente qualquer vínculo com este grupo. Cinco estrelas.

e e e e e

Leitura essencial

Natália Pimentel

Excelente narrativa contada na primeira pessoa, por António Madaleno, meu amigo, de quem me orgulho muito, sobre a sua vida e o seu percurso no meio de uma seita fundamentalista. Um relato corajoso que expõe a angústia psicológica a que muitas Testemunhas de Jeová estão sujeitas enquanto membros, e ex-membros. Como ex-Testemunha de Jeová revi-me por completo na sua história; tanta coisa em comum! Esta obra devia ser leitura obrigatória para todas as Testemunhas, e principalmente para aqueles que se encontram na etapa de desligamento deste culto. A leitura deste livro sem dúvida pode ser a “pedra de toque” para uma decisão em consciência. Parabéns amigo!

e e e e e

Fábio Fonseca

Fábio Fonseca

Excelente livro, recomendo certamente! Uma abordagem geral sobre a maioria das questões prejudiciais ligadas às TJ vivida pelo próprio e especificação das mais graves e evidentes. Leitura obrigatória para quem pesquisa sobre o tema.

e e e e e

Fascinante

Lígia Laginha

Não sou, nem nunca fui, testemunha de Jeová, mas desde sempre senti fascinação por temáticas relacionadas com religião, seitas, lavagem cerebral, manipulação, etc. De facto, faz-me imensa confusão algumas pessoas prescindirem da sua vontade em prol da vontade de outros. E confesso, que sempre me deixou curiosa a devoção e dedicação das Testemunhas de Jeová que parecem abdicar da própria vida, ao negarem as transfusões de sangue, acreditando que só assim poderão viver num mundo melhor. O livro de António Madaleno respondeu a todas as minhas questões, mostrou-me até que ponto uma seita pode efetivamente controlar o nosso pensamento e as nossas ações. Mas, por outro lado, este livro também demonstra, através da determinação e coragem do seu autor, como é sempre possível partir os grilhões que nos aprisionam e reviver. Recomendo a leitura desta obra, ela tem o poder de mudar a vida de todos aqueles que se vendo aprisionados, saberão que existe uma saida para a liberdade!

e e e e e

Excelente!!!!!

C.Aubry

Livro maravilhoso!! Uma biografia muito interessante e que muitas Tjs devem se identificar! Um ótimo testemunho que nos faz abrir os olhos sobre essa religião « comunidade « , vendo os dois lados da suposta « verdade ». Com uma conclusão super reveladora e surpreendente, todas as Testemunhas de Jeová deveriam ler esse livro!!! Obrigada Antônio Madaleno por nos revelar essas pérolas que salvam vidas!!!

e e e e e

Recomendo

Inês

O livro do António é um ótimo livro para quem quer compreender mais o mundo, muitas vezes secreto, das Testemunhas de Jeová. Para o leitor, esta história contada na primeira pessoa é uma mais valia, quer pelos seus conhecimentos como ex-ancião, quer pela escrita fácil e cativante. Li o livro em menos de uma semana e recomendo totalmente! Não espere encontrar um livro apologético e teológico contra os ensinamentos anti-bíblicos das Testemunhas de Jeová, mas sim uma história de vida e um estudo profundo que expõe as contradições desta organização! Obrigada António!

e e e e e

Uma lição!

Álvaro Silva

Não sou muito de ler livros, mas depois da entrevista, tinha de comprar este livro! Comprei e em menos de duas semanas li o livro por completo! Absolutamente incrível! A cada página, a minha mente "via" histórias de pessoas que conheci na minha vida, passagens que vivi com testemunhas de Jeová! Depois de ler o livro, encontrei muitas respostas para tantas atitudes que vi até hoje! Recomendo a todos a leitura deste livro para que possamos perceber, ajudar e entender aqueles que pertencem a esta organização! Parabéns António Madaleno pela coragem e folgo por ver as suas publicações nas redes sociais, onde podemos ver na verdade um homem feliz!

e e e e e

Impressionante

Ilda Clara

A leitura de "Apóstata" é completamente viciante. O autor, através de uma escrita fluída, partilha a sua experiência pessoal dentro da organização das TJ de uma forma tão realista e detalhada que permite, ao leitor, imiscuir-se na história, como se da sua vida se tratasse. Aliada a esta partilha existe a descrição pormenorizada e extremamente bem fundamentada de toda a orgânica de funcionamento das TJ. Simplesmente fenomenal. Aconselho vivamente a leitura e reflexão sobre a temática.

e e e e e

Verdades aparentemente opostas

Paulo Silva

Com "Apostata" o autor mostra-nos que é possível conciliar duas verdades aparentemente opostas: ter sido explorado e enganado durante décadas como vítima de um culto e conseguir retirar valiosos ensinamentos desse processo que depois decidiu partilhar mediante a obra em causa. Num estilo simples e cristalino, mas também muito bem fundamentado, o António Madaleno revela - nos as práticas e os ensinamentos mais perigosos que habitam o mundo alienado das Testemunhas de Jeová. Torna-se evidente, que estamos muito longe de um movimento religioso equilibrado e respeitável. À medida que progredimos na leitura, emerge a denúncia de toda uma estrutura opressiva e totalitária, difícil de impor até pelos regimes políticos mais ditatoriais. Um dos exemplos mais gritantes mostrado ao leitor, é o tratamento que esta seita dispensa aos ex-membros e que pode ser reputado, sem qualquer hesitação, como absolutamente degradante e desrespeitoso dos princípios mais elementares da cidadania e dos direitos humanos, capaz de desfazer os laços familiares mais íntimos, através da pratica cruel do shunning. Observamos também esse desrespeito, na doutrina criminosa que proíbe a transfusão de algumas frações do sangue ou no encobrimento instituído relativamente à pedofilia na sua recusa em colaborar com as autoridades. O incitamento ao ódio e a intolerância, são também aspetos marcantes da liderança desta multinacional religiosa, que acusa todos aqueles que não se conformam com os seus ditames, como estando sob o domínio do diabo. "Apostata" revela-nos o mundo de insanidade deste grupo, mas ao mesmo tempo respeita e lamenta as Testemunhas de Jeová individuais, na sua condição de vítimas de uma colossal fraude. "Apostata" é de leitura obrigatória, em primeiro lugar para aqueles que já se começaram a envolver com a organização Torre de Vigia e que podem estar a caminho do batismo, em segundo lugar, para os adeptos inconformados com as inconsistências que observam mas que calam dentro de si. Em síntese, "Apostata" é um serviço público, um grito de alerta e de denúncia, mas também um convite, ao despertar do poder hipnótico e perigosíssimo que este culto exerce sobre os seus membros e espalha na sua dinâmica proselitista. E como ninguém pode garantir em absoluto a imunidade a ser capturado por este culto ou por outro qualquer, a minha recomendação é a de que leiam "Apostata" e aprendam com a experiência do autor.

e e e e e

AUTÊNTICA VIAGEM AO MUNDO TJ

Dina Santos

Para quem é testemunha de Jeová das décadas de 80 e 90 é impossível não se identificar com a narrativa. Eu ri e chorei ao mesmo tempo! 100% correto o que o escritor descreve sobre o mundo tj! Identifiquei-me bastante e tive até a leve impressão de sentir cheiros de alguns ambientes, ver rostos, identificar sorrisos, emoções...Obrigado pela autenticidade e por nos levar à esta viagem ao mundo oculto da torre de vigia que a maioria dos membros não imagina que existe até que se confrontem com alguma situação dramática.

e e e e e

Para quem quer conhecer por dentro as Testemunhas de Jeová

S.Cascais

Um excelente livro de fácil leitura. Não um livro apologético com teologia bíblica refutando as Testemunhas de Jeová ponto por ponto mas o testemunho de alguém que foi Ansião e que um dia se questionou e procurou fora da religião as respostas para as suas perguntas.

e e e e e

Excelente Livro

Michele Grob

O livro não é somente uma biografia onde o autor conta a sua história como ex membro de uma seita , mas é um documento de pesquisa e estudo para o público em geral. A narrativa é verdadeira , muito bem escrita e com notas de rodapé onde podemos pesquisar tudo o que foi relatado . Gratidão !

e e e e e

O meu livro do ano!

Daniela Silva

É um livro bem elaborado, coerente, muito assertivo, contém a verdadeira realidade do universo das Testemunhas de Jeová! Além de tudo o que é explicado e narrado, é de realçar as notas de referência, de fontes oficiais e confiáveis, inclusive das próprias publicações das TJs que não deixam margem para dúvidas quanto ao que é exposto e relatado! É um livro que todos devem ler e especialmente as TJs para conhecerem o caminho em que realmente estão, analisarem por si mesmas e não julgar só por um ponto de vista que lhes é apresentado. Sem dúvida haveria muita coisa mais a incluir, mas o livro do António está feito de uma forma bem feita, acessível para todos entenderem e com uma grande humildade e espírito de missão! Que este poderoso testemunho chegue a todos! Obrigada António!

e e e e e

Imperdível

Raquel Almeida

Leitura obrigatória para quem pouco ou nada conhece sobre a organização das testemunhas de Jeová. Um livro que não visa denegrir os seus seguidores, ressalvando que são apenas seguidores de uma doutrina como outra qualquer. De salientar que se trata efectivamente de uma seita de controlo mental bem estruturada e com uma hierarquia bem marcada. Pude perceber que o que é visto como ignorância em modo grosso, se trata de uma dissonância cognitiva alimentada de forma subliminar e constante. De destacar as características que confirmam que se trata de um culto/seita de controlo mental onde a lavagem cerebral impera. Interessante perceber a sua origem e constante evolução/alteração de doutrinas. Pude rever-me em algumas passagens o que fez com que tivesse uma experiência vívida de introspecção. Lamento que os apoiantes desta organização não tenham a abertura de mente necessária para ler com atenção este livro. Uma constatação inequívoca da mentira e manipulação que lá se vive. Obrigada ao autor pela partilha da sua história e dos anos de investigação que dedicou ao tema.

e e e e e

Uma voz por todos nós!

Sara

Acabei de ler o seu livro e estou ainda a pairar sobre tanta informação bem dada e fidedigna. Senti cada passagem como se fosse minha, senti cada experiência como se fosse a minha. Parabéns pela maravilhosa escrita, pela fidelidignidade em todas as palavras. Quem por lá andou sente em cada história a sua história, em cada dúvida a sua dúvida e em cada revolta a sua revolta. Já tivemos oportunidade de conversar e louvo a sua coragem, aquela que eu não tive durante muito tempo, em contar a verdade. Aquela que dói a quem doer. Não consegui, como o António, de avançar com o lançamento do meu livro que, como já lhe contei se até de morte fui ameaçada, imaginemos se desse os mesmos passos que o António, não restaria muito de mim para acabar de contar a história :) Por isso faço uma vénia de agradecimento por dar a cara por tantos milhares de nós. Obrigada António. Obrigada. Um bem haja a si, à esposa e ao vosso filho. Que sorriam muito e bem alto, para podermos mostrar que nós, que temos vontade própria podemos, devemos e conseguimos ser felizes. Sejam felizes.

e e e e e

Leitura obrigatória

Simão LEVY

Apóstata! Porque Abandonei as Testemunhas de Jeová. Recebi por correio o livro ontem, e sem me aperceber, terminei a primeira leitura hoje!!! Simplesmente FANTÁSTICO! Não conseguia largar...Quanto mais lia, mais gostava. Para alguém como eu que viveu 35 anos lá dentro, sentia cada palavra uma emoção, e apreciei sobretudo a honestidade na descrição dos factos, e a ausência de quaisquer rancores, sabendo o escritor separar as águas, e descrevendo em linguagem simples uma história de vida tão cativante que qualquer pessoa pode entender sem grandes esforços. Parabéns António Madaleno! Mais uma ferramenta para despertar as milhares de vítimas inocentes desta "Santa Organização".

e e e e e

"Sigam o coelho branco"

Luís Lucas

O melhor elogio que posso fazer ao livro "Apóstata" de António Madaleno é que desde que lhe peguei fiquei "agarrado" a ele tendo completado a sua leitura em 48 horas. De uma forma exacta, fiel à verdade e rica em pormenores o autor fala sobre a sua história expondo claramente a incoerência e a hipocrisia de uma organização, que liderada por 8 homens, influencia e controla de forma determinante - e por vezes dramática - a vida de milhões de pessoas no mundo inteiro. E esse controle é exercido de forma arbitrária e dolosa o que faz recair sobre eles uma enorme culpa de sangue sob a forma de vidas humanas perdidas. Como o António escreve, ler este livro é como tomar o comprimido vermelho de Matrix e convido todos, especialmente os que ainda vivem adormecidos pelas doutrinas da Torre de Vigia, a descobrirem quão funda é a toca do coelho. Mais que um convite, é uma obrigação.

e e e e e

Precisei de um livro assim

Manuela Faria

Um excelente livro que devia chegar às mãos especialmente de jovens que correm o risco de se perderem nas malhas desta seita, que foi o que me aconteceu, prejudicando as suas vidas de forma eventualmente irreversível. Aqui são examinados com clareza e verdade alguns dos falsos ensinamentos das TJ. Devia ser lido por todos os indecisos à beira de aderirem a esta organização.

e e e e e

Um testemunho poderoso, uma ferramenta de investigação.

Ricardo Pimentel

Enquanto poderosa multinacional do negócio religioso, as Testemunhas de Jeová são um culto que separa famílias e destrói vidas, sacrificadas no altar dos caprichos doutrinais dos seus líderes, com “a verdade” em constante metamorfose desde a sua fundação. Milhares de ex-Testemunhas de Jeová e outras ainda fiéis mas que já albergam dúvidas a respeito da validade desta religião podem facilmente identificar-se com o trajecto de vida do autor, que viu esta organização um pouco mais por dentro ao ter servido como ancião, ou pastor. Um relato de vida pessoal e único, mas ao mesmo tempo familiar a tantos crentes desta confissão religiosa, e que se interliga com a sua história, doutrinas e práticas. O autor oferece ao leitor curioso mas também ao investigador de temas religiosos um olhar credenciado sobre a vivência dentro desta comunidade bastante fechada sobre si própria e que é por isso simultaneamente mal-entendida mas também subestimada pelos de fora. Parabéns ao António Madaleno pela coragem de partilhar a sua história de vida, e que o seu testemunho sirva para que as pessoas possam perceber o perigo que correm ao aderir ou permanecer associados com esta religião.

e e e e e

Mais do que 286 páginas!

Andreia Sá

Apóstata é um livro enganador, você pensa que tem 286 páginas de uma Biografia que irá concluir em menos de uma semana, e depois encontra em quase todas elas referências a sites, artigos, livros, reportagens, etc. Apóstata é muito mais do que a história de vida de uma ex-testemunha de Jeová, Apóstata está recheado de imensa pesquisa e veracidade, que qualquer leitor com vontade de ir fundo na questão poderá usufruir. Obrigada ao seu Escritor por partilhar não só a sua vida pessoal, mas também por ter feito muito do trabalho que qualquer Testemunha de Jeová, ou ex, deveria fazer. Apóstata ajudou-me muito nas minhas dúvidas e lutas interiores como ex-testemunha de Jeová.

e e e e e

Uma crise de consciência

Rúben Santos

Uma viagem autobiográfica de quem viveu e sofreu a experiência assustadora de ter feito parte das Testemunhas de Jeová, uma organização religiosa que esconde um lado negro e destrutivo. O relato de António Madaleno é uma exposição consistente e bem argumentada sobre os motivos que o fizeram abandonar as Testemunhas de Jeová. É igualmente uma contribuição corajosa e necessária que elucida o público em geral dos perigos ocultos desta organização e que poderá ser uma ajuda no percurso difícil e dramático daqueles que também desejem sair dela.

e e e e e

Grande contributo para os estudos religiosos

Vítor Rafael

Concluída a leitura deste livro do António Madaleno, posso afirmar que é certamente um dos maiores contributos em língua portuguesa para o conhecimento da instituição religiosa das Testemunhas de Jeová. O autor soube transmitir, através do seu testemunho pessoal e vivência, todo o drama a que são sujeitos muitos dos fieis (e até ex-fieis) mercê do abuso espiritual e emocional a que estão sujeitos por parte desta religião com certas características sectárias. Será certamente uma obra de referência a ter em conta para o estudo, investigação e compreensão do fenómeno religioso nos próximos tempos.

e e e e e

A ler!

Ana Cláudia

O meu amigo Madaleno escreveu um livro, e escreveu muito bem. Escreveu como o conheço a escrever vai para 10 anos, com justiça na análise, sem cegueira movida pelas dores causadas pela seita. Nunca houve, e continua a não haver neste livro um sentimento de vingança, de enxovalhar as testemunhas de Jeová, são profundamente respeitadas individualmente e criticadas justamente enquanto grupo. O livro é claro e autoexplicativo na medida em que cita as próprias publicações das TJs para mostrar as contradições e enviesamentos quer na interpretação bíblica quer no respeito pela dignidade do ser humano. Que sirva para alertar o público, que sirva para fazer TJs pensarem. Obrigada António.

António Madaleno

António Madaleno nasceu em Lisboa em 1973 e foi educado segundo os ensinamentos das Testemunhas de Jeová. Depois de abandonar esta religião, entrou em Psicologia na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Enquanto aluno, participou na escrita do artigo «Psicologia das seitas e grupos que usam 'influência social destrutiva' e seu impacto na vida de seus membros», tendo este sido considerado para publicação na revista da faculdade, Psique.
Ao longo dos anos, tem escrito muitos artigos online sobre as doutrinas e práticas das Testemunhas de Jeová, tendo alguns deles já sido publicados, tal como no livro Quem é? — Abra a Porta ao Mundo Secreto das Testemunhas de Jeová e Descubra o Que Elas Não Lhe Dizem e na revista brasileira online O Alienista.
Através de workshops e material publicado online na sua página de Facebook e no site Desperta!, tem também disponibilizado informação acerca de seitas destrutivas e grupos de alto controlo. Já participou em várias reportagens jornalísticas e programas de televisão. Atualmente, é ativista e investigador nestas matérias.

(ver mais)
Estilhaços

Estilhaços

10%
Edições Esgotadas
13,00€ 10% CARTÃO
Amor Eterno

Amor Eterno

10%
Oficina do Livro
16,60€ 10% CARTÃO
portes grátis