Apontamentos

de Francisco Seixas da Costa

editor: Ministério dos Negócios Estrangeiros, janeiro de 2010
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Os textos selecciona este volume, muitos dos quais até agora divulgados em suportes que não estavam facilmente acessíveis em Portugal, situam-se num terreno discursivo que combina a pura mensagem diplomática, a incursão nos terrenos da divulgação de matriz académica e alguma reflexão de natureza histórico-cultural.
No seu conjunto, eles traduzem o saldo de experiência de um profissional da diplomacia com uma prática bilateral e multilateral muito diversa, a que se somou um tempo de exercício de funções políticas na área externa.
A temática europeia acaba por ter, nestes textos, uma presença dominante, porquanto o autor reconhece que, embora em termos nem sempre unívocos, ela marca fortemente a sua perspectiva sobre o quadro geral das relações internacionais do nosso país. Contudo, essa mesma temática terá sido também o estímulo à emergência, em alguns dos textos, de algum questionamento sobre o papel de Portugal no mundo contemporâneo, bem como a reflexão sobre a experiência da acção dos seus agentes diplomáticos.
Em alguns dos textos é patente o esforço de trabalho no campo da moderna diplomacia pública, a qual estimula a divulgação das orientações de política externa, tornando acessível a públicos-alvo muito variados a racionalidade das escolhas feitas, contextualizando-as nos respectivos quadros estratégicos nacionais. Esse trabalho pode ser feito pelo recurso a diversas tipologias de mensagens, como no presente volume se procura demonstrar. A publicação deste conjunto de textos assume-se como significando o interesse em provocar algum debate de ideias, em especial junto das novas gerações, a quem pertence o futuro do serviço diplomático português. Na perspectiva do autor, é importante que aos diplomatas mais jovens seja transmitida a experiência de quantos titulam responsabilidades de condução da prática diplomática, com o objectivo de os aculturar na defesa do conjunto de interesses que, como servidores públicos, têm obrigação de salvaguardar, sob as orientações de política externa decididas por quem tem a legitimidade democrática para as definir.

Apontamentos

de Francisco Seixas da Costa

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898140081
Editor: Ministério dos Negócios Estrangeiros
Data de Lançamento: janeiro de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 239 x 159 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 148
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Política > Política em Geral
EAN: 9789898140081
Francisco Seixas da Costa

Francisco Seixas da Costa nasceu em 1948, em Vila Real. É licenciado em Ciências Sociais e Políticas. Depois de experiências profissionais na publicidade e na banca, ingressou, em 1975, na carreira diplomática. Foi embaixador na ONU, OSCE, Brasil, França e UNESCO. Foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, em dois governos. Após se ter aposentado do serviço público, foi diretor-executivo do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, docente universitário convidado, consultor e gestor no setor privado, colunista e comentador de temas diplomáticos na comunicação social. Tem livros publicados sobre questões europeias e internacionais, nomeadamente na Dom Quixote. Desde 2009, alimenta o blogue Duas ou Três Coisas.

(ver mais)