Apólogos Dialogais, vol. II

de D. Francisco Manuel de Melo

editor: Angelus Novus, abril de 1999
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Editados pela primeira vez em 1721, O Escritório Avarento e O Hospital das Letras, escritos em meados do século XVII, constituem o segundo e quarto diálogos imaginários dos Apólogos Dialogais.

No primeiro, D. Francisco recorre a quatro moedas para tratar o tema do dinheiro, ora com um sentido apologético, ora mostrando o reverso da corrupção e efeitos morais negativos que lhe andam associados. O Hospital das Letras afasta-se um pouco da encenação e da temática dos restantes apólogos. As dramatis personae são agora Bocalino, Justo Lípsio, Quevedo e o próprio Autor, que percorrem uma biblioteca-hospital em que vão «diagnosticar» - fazendo crítica literária - os achaques que acometem diferentes nomes da República das Letras, entre os quais se contam Gil Vicente, Sá de Miranda, António Ferreira, Camões e Rodrigues Lobo, propondo simultaneamente «remédios».

A presente edição é da responsabilidade de Pedro Serra, reconhecido editor e especialista em D. Francisco Manuel de Melo.

Apólogos Dialogais, vol. II

de D. Francisco Manuel de Melo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728115302
Editor: Angelus Novus
Data de Lançamento: abril de 1999
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 10 mm
Páginas: 200
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789728115302
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
D. Francisco Manuel de Melo

D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666) foi um escritor, político e militar português. Nasceu em Lisboa, de família nobre, no dia 23 de novembro de 1608. Antes de se tornar membro da Ordem de Cristo, serviu durante cinco anos as armadas espanholas e, mais tarde, comandou as tropas portuguesas na Guerra dos Trinta Anos. Foi uma das figuras mais importantes do século XVII e da literatura barroca peninsular. É acusado e preso por conivência no assassinato de Francisco Cardoso e é na clausura que escreve maior parte das suas obras mais importantes – Carta de guia de casados, Auto do fidalgo aprendiz e Apólogos dialogais.

(ver mais)
Do Palimpsesto ao Texto

Do Palimpsesto ao Texto

10%
Edições Colibri
11,50€ 10% CARTÃO
Prosa

Prosa

10%
Assírio & Alvim
22,20€ 10% CARTÃO
portes grátis