António Lobo Antunes - A Crítica na Imprensa 1980-2010

Cada Um Voa como quer

de Ana Paula Arnaut

editor: Edições Almedina, agosto de 2011
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O discurso crítico pode (...) ser entendido, com a singularidade e, às vezes, com a transitória precariedade que o caracterizam, como um elemento a ter em conta no processo de constituição de um certo imaginário literário e das figuras e textos que o povoam.
Com maioria de razão acentuamos no discurso crítico aquela precariedade, quando estão em causa escritores do nosso tempo. E assim a relação de contemporaneidade que com eles vivemos envolve dificuldades e limitações conhecidas. Ou porque não estão ainda definidos, com a nitidez (mas também, não raro, com a rigidez) que a distância temporal favorece, os traços dominantes de uma produção literária já "historicizada"; ou porque nos juízos críticos que formulamos acerca dos contemporâneos é forte a presença de pressupostos exógenos a essa produção literária in fieri, sejam de natureza psicológica, ideológica ou de outra qualquer feição; ou porque a leitura de um escritor ainda com obra em curso inviabiliza a tentação de juízos globais e "fechados", por qualquer destas ou por outras razões ainda, a verdade é que o discurso crítico acerca dos contemporâneos implica dificuldades, riscos e também desafios próprios.
Este livro de Ana Paula Arnaut torna evidente muito do que fica dito e, na sequência de uma outra coletânea sobre António Lobo Antunes - o volume Entrevistas com António Lobo Antunes (1979-2007. Confissões do Trapeiro), também publicado pela Almedina, em 2008 -, vem facultar-nos importantes contributos para o estudo do autor d’As Naus.

Carlos Reis (Prefácio)

António Lobo Antunes - A Crítica na Imprensa 1980-2010

Cada Um Voa como quer

de Ana Paula Arnaut

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724042091
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: agosto de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 233 x 26 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 506
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789724042091
e e e e e

Fundamental na biblioteca dos apreciadores de António Lobo Antunes

Teresa Fastudo

Um livro fundamental para os apreciadores da obra de António Lobo Antunes, apresenta um conjunto impressionante de textos de crítica literária publicados ao longo de vinte anos, muitos deles da autoria de conceituados estudiosos da literatura portuguesa e especialistas na obra de ALA. A edição, de Ana Paula Arnaut, é já uma garantia do rigor na seleção e organização dos textos.

Ana Paula Arnaut

Ana Paula Arnaut nasceu a 12 de Junho de 1964. É doutorada com agregação pela Universidade de Coimbra, onde lecciona Literatura Portuguesa Contemporânea.
Tem artigos publicados em inúmeras revistas nacionais e internacionais.

(ver mais)
O Que Faria Eu se Estivesse no Meu Lugar?

O Que Faria Eu se Estivesse no Meu Lugar?

10%
Planeta
16,10€ 10% CARTÃO
portes grátis
As Catilinárias

As Catilinárias

10%
Edições 70
14,20€ 10% CARTÃO