António de Oliveira Salazar

O outro retrato

de Jaime Nogueira Pinto
Editor: A Esfera dos Livros, novembro de 2020 ‧
«Eu tinha 22 anos quando Salazar abandonou o governo, em 27 de Setembro de 1968, e 24 quando ele morreu, em 27 de Julho de 1970. (…) Na memória tenho aquela voz característica, com convicção mas ainda clerical e guardando sempre um fundo de pronúncia beirã.»
Durante 40 anos, António de Oliveira Salazar comandou os destinos de Portugal. Mais de três décadas após a sua morte, o seu nome continua a suscitar polémica. Defendido por uns, acusado por outros. Idolatrado ou odiado, símbolo de uma época de ouro recordada com saudade ou da estagnação e do «atraso português»?
Jaime Nogueira Pinto apresenta-nos o outro retrato de António de Oliveira Salazar, pensador, político e homem de Estado. Restaurou as Finanças Públicas, substituiu a Ditadura Militar por um Estado constitucional autoritário, disciplinou os seus «amigos» e aliados de direita e conduziu uma arrojada e bem sucedida política externa na década de grandes conflitos europeus. Para Jaime Nogueira Pinto, quando Salazar abandona o poder, deixa um país mais desenvolvido, material e espiritualmente, do que aquele que encontrou em 1928.
Este livro traça um perfil diferente e, para muitos, surpreendente do estadista, com alguns episódios e ditos, até agora, desconhecidos e fotografias inéditas. Mas, também esboça o retrato de Portugal e da sociedade portuguesa na sua relação com a Europa e o Mundo, no século XX.

António de Oliveira Salazar

O outro retrato

de Jaime Nogueira Pinto

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896268978
Editor: A Esfera dos Livros
Data de Lançamento: novembro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 235 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 292
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Biografias
EAN: 9789896268978

SOBRE O AUTOR

Jaime Nogueira Pinto

Jaime Nogueira Pinto nasceu no Porto em 1946, estudou Direito em Lisboa e doutorou-se em Ciências Sociais e Políticas. Foi professor no ISCSP, dirigiu o jornal O Século, passou pela edição na Bertrand e trabalha hoje em consultoria estratégica.
Preside à FLAC – Fundação Luso-Africana para a Cultura, dirige com Rui Ramos a revista Crítica XXI e é presença regular na imprensa, rádio e televisão. Autor de mais de vinte livros sobre história, política e ideias – entre eles De Que Falamos Quando Falamos de Direita, Ideologia e Razão de Estado – Uma História do Poder, Portugal – Ascensão e Queda e os romances Novembro e Os Passageiros da Sombra –, regressa em Valores Europeus – Uma Longa História a um dos temas que atravessa toda a sua obra: o lugar da Europa, da sua tradição e das suas crises no mundo de hoje.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU