20% de desconto

AndarIlha

Viagens de um Hífen

de Maria João Dodman

editor: Letras Lavadas, junho de 2016
AndarIlha - Viagens de um Hífen - é um pequeno (grande) livro de crónicas sobre os açorianos, a açorianidade, a emigração, e a ânsia dos mesmos em desbravar novos mundos e ambientar-se harmoniosamente neles, contudo sempre com o coração na sua terra-natal, como um hífen que liga duas palavras.
A autora açoriana, ela própria emigrada no Canadá, onde dá aulas de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros, na York University em Toronto, relata as suas experiências e peripécias nas suas viagens pelo mundo e como emigrante no Canadá.
Oriundos de terras pequenas, os açorianos almejam conhecer novos mundos, viver o máximo de experiências, ganhar riqueza, mas, apesar do seu espírito andarilho, a açorianidade nunca os abandona. Nunca deixam de ser e de se sentir açorianos. Por mais que viajam e conheçam novas realidades, é-lhes muito difícil resistir ao chamamento das ilhas que imploram pelo seu regresso.

AndarIlha

Viagens de um Hífen

de Maria João Dodman

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897350986
Editor: Letras Lavadas
Data de Lançamento: junho de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 201 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 71
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Guias Turísticos e Mapas > Património > Outros
EAN: 9789897350986
e e e e e

Pegadas de identidade hifenizada

Inês Cardoso

Trazes-nos, no teu livro, pegadas da tua identidade hifenizada, açores dispersos, relíquias dos teus mundos de dentro, conexões entre histórias do ontem e do hoje, dos outros e tuas, vida vivida, saboreada, modernices anafadas, misérias ressignificadas, alumbramentos - excerto de uma carta minha à autora, Maria João, no lançamento do livro em Toronto: “A saudade é bela. Carta à minha amiga Maria João, AndarIlha”. Milénio Stadium, Ano XXV - Edição n.º 1298, de 7 a 13 de outubro de 2016, p. 4-5. (http://www.omileniostadium.com/editions/edition1298.pdf) Uma recensão de Vamberto Freitas: https://vambertofreitas.wordpress.com/2016/06/24/viagens-interiores-de-uma-acoriana/

Maria João Dodman

Maria João Dodman é natural de Ponta Delgada, São Miguel, mas viveu até 1989 (data em que emigrou para o Canadá) na freguesia da Feteira, ilha do Faial. Doutorada em Literatura pela Universidade de Toronto, é professora associada na York University, também em Toronto, onde leciona no programa de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros. Como investigadora, tem-se dedicado às literaturas espanhola e portuguesa dos séculos XVI e XVII, com interesse particular em encontros coloniais. Nos últimos anos, tem-se dedicado a temas açorianos, nomeadamente a obra de Dias de Melo e o papel dos idosos na retenção e transmissão do património oral. Tem publicações em vários livros e revistas académicas e tem participado em numerosas conferências nacionais e internacionais. No Canadá, vem desenvolvendo variadíssimos projetos de extensão e de divulgação, alguns em parceria com as comunidades lusófonas e outras instituições, frequentemente relacionados com a cultura açoriana. Apesar de se sentir completamente integrada no meio canadiano, tem vivido, nos últimos anos, um processo de "retorno" à ilha, que se revela na linguagem, no culto às memórias e nos laços afetivos a uma "décima ilha" híbrida. AndarIlha é o resultado desse processo.

(ver mais)
Der Portugiesische Weg Nach Santiago de Compostela

Der Portugiesische Weg Nach Santiago de Compostela

20%
Objecto Anónimo
12,80€ 16,00€
portes grátis